Transparência de dados sobre lideranças

A nota técnica revela a fragilidade dos bancos de dados públicos sobre o perfil do funcionalismo, além da variação nos padrões de transparência entre os estados.

É necessário reverter este cenário, uma vez que quando os processos de gestão de lideranças são informados por dados, conseguimos desenhar intervenções mais efetivas para atrair e selecionar as pessoas certas para trabalhar no Estado, desenvolvendo suas competências e criando mecanismos para melhorar a gestão de seu desempenho para a entrega de melhores serviços e políticas públicas.

Quanto mais informações sobre lideranças e servidores tivermos, melhor visualizaremos as desigualdades existentes no funcionalismo, como a baixa representatividade de mulheres e pessoas negras, para criarmos estratégias por mais equidade étnico-racial.

A nota técnica contribui com o debate sobre informações públicas relacionadas a lideranças do setor público ao fornecer um diagnóstico sobre a transparência de informações públicas nos estados brasileiros.

Confira a nota técnica Conhecendo as lideranças públicas – Desafios e oportunidades para ampliação da transparência de dados e o sumário executivo.

Confira o artigo para o Nexo Jornal sobre o tema

Confira o episódio no podcast Diálogos em Movimento