Gestão de desempenho e desenvolvimento

A gestão de desempenho no setor público é fundamental para avaliar as lideranças e suas equipes, com o objetivo de incentivar cada profissional a executar um bom trabalho e desenvolver suas habilidades. Precisamos de um modelo de gestão que valorize as competências de cada um e considere os objetivos a serem alcançados para uma entrega de serviços à altura dos desafios.

Nossas principais propostas do Modelo Conceitual e Prático de Gestão de Desempenho:

  • Fortalecer lideranças e equipes por meio do desenvolvimento de competências relevantes no funcionalismo público.
  • Identificar, reconhecer e valorizar líderes, equipes e indivíduos que geram valor, com o uso de reconhecimentos não monetários que gerem motivação e aumento do engajamento.
  • Criar um modelo justo e dinâmico de Gestão do Desempenho baseado em resultados, evidências, critérios objetivos e transparência, além das avaliações anuais de desempenho.
  • Ter métricas de desempenho com metas que possam refletir na qualidade das políticas e dos serviços públicos prestados à sociedade.
  • Possuir instrumentos de pactuação baseada em prognósticos para alinhar o Estado às necessidades e expectativas da sociedade e suas dinâmicas.

Essas recomendações básicas podem orientar a implementação de boas práticas de Gestão de Desempenho, mesmo com a limitação de recursos públicos. Os resultados esperados são: profissionais valorizados, população beneficiada e administração pública reconhecida. Sabemos que outros pontos sobre o tema ainda precisam ser debatidos visando o aprofundamento do documento, por isso, este é um trabalho em permanente construção, que sintetiza as discussões feitas até o momento pelo grupo.

Confira o Sumário executivo Gestão do Desempenho & Desenvolvimento.

Confira o Guia para implementação completo – Gestão do Desempenho & Desenvolvimento.