Guia Prático para Engajamento de Equipes

Autor: Thais Gargantini, Joseph Sherlock, Michael Daly e Danielle Israel.

Idioma: Português

Este Guia Prático faz parte de uma iniciativa mais ampla de apoio a políticas estratégicas de Gestão de Pessoas no Setor Público, com foco em Lideranças. A visão geral dessas políticas inclui os pilares de Atração de LiderançasPré-Seleção de LiderançasGestão de Desempenho e Desenvolvimento de Lideranças e Engajamento de Equipes. O seu objetivo maior é apoiar governos a ter as pessoas mais preparadas, com os meios necessários, nas posições dedicadas a resolver os maiores problemas públicos – o que pode resultar em benefícios como aumento da efetividade do Estado e mais impacto positivo para a sociedade.

Definimos como Lideranças as pessoas que ocupam essas posições estratégicas. No pilar de Engajamento de Equipes, lideranças têm grande impacto em fatores de engajamento das suas equipes e, portanto, a responsabilidade e oportunidade de implementar mudanças positivas. Você perceberá que diversos fatores de engajamento e sugestões de intervenções estão conectadas a esse papel das lideranças ou gestores, assim como a outros pilares de uma Gestão de Pessoas estratégica para o setor público.

Este Guia terá como material de apoio um relatório que conterá todas as informações sobre a pesquisa realizada com servidores públicos estaduais brasileiros. A pesquisa foi realizada pela Universidade Duke com a parceria para Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor, formada pela Fundação BravaFundação LemannInstituto Humanize e República.org, e o CONSAD – Conselho Nacional de Secretários de Administração.

Outras Referências