Materiais

Confira os materiais relacionados a este tema e outras publicações.

Estamos construindo propostas para uma agenda de gestão de pessoas no setor público em diferentes temas.

Nossos Temas

Nosso movimento nasceu do desejo de mobilizar as lideranças de vários setores da sociedade para construir um novo paradigma de gestão de pessoas no setor público. Acreditamos que um estado mais efetivo exige políticas que coloquem as pessoas realmente no centro das decisões e que tenham condições de atrair, selecionar, acompanhar o desempenho, desenvolver e engajar aquelas que sejam mais aptas e bem preparadas para ajudar a solucionar os maiores desafios do país. Para viabilizar essa transformação, organizamos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, usando como ferramenta o diálogo transparente, indispensável para produzir propostas consistentes, com base nas melhores experiências nacionais e internacionais.

O funcionamento dos GTs é desenhado para um resultado produtivo. Os grupos se encontram periodicamente para discutir e analisar os pontos que foram priorizados, a partir de um plano de ação inicial. A equipe de Secretariado Executivo, formada por profissionais das organizações parceiras, consultores e especialistas, sistematiza as informações e organiza os encaminhamentos, garantindo ritmo e tração para as discussões. Foram realizadas diversas reuniões de debate, ao longo do ano de 2020, seguindo essa dinâmica de construção coletiva. 

A respeito dos temas relacionados à gestão de pessoas no setor público, após um intenso processo de escuta, realizamos uma reunião com especialistas, na qual priorizamos 10 pontos. Atualmente, já iniciamos quatro frentes de trabalho: 1) Gestão de Desempenho; 2) Modelos de Carreiras; 3) Matriz de Vínculos e Segurança Jurídica e 4)  Seleção de Lideranças.

Para o GT Gestão de Desempenho, definimos os elementos fundamentais para um Modelo Conceitual e Prático de Gestão de Desempenho. Para o GT Modelo de Carreiras, estamos elaborando conceitos e posições que permitam a melhoria do sistema de carreiras no país. Com relação ao GT Matriz de Vínculos e Segurança Jurídica, nosso tema de trabalho se refere à necessidade de uma nova legislação para contratação de temporários e também à urgência em criar as condições jurídicas adequadas que permitam ao gestor inovar, discutindo por exemplo, a reformulação da lei de improbidade administrativa. Em Seleção de Lideranças, temos discutido modelos de atração e seleção de pessoas para cargos estratégicos de liderança.

Acreditamos que, por meio da valorização da gestão de pessoas no setor público, poderemos, de fato, melhorar a qualidade dos serviços e políticas públicas no Brasil. Aqui estão os primeiros resultados em cada uma das frentes de trabalho.

Saiba mais sobre