Movimento Pessoas à Frente participa de sanção da lei que moderniza os concursos públicos no Brasil

11/09/2024 às 14:21

A diretora-executiva do Movimento Pessoas à Frente, Jessika Moreira, participou nesta segunda-feira (09/09) do evento que marcou a sanção da Lei Nacional de Modernização dos Concursos Públicos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em seu discurso, Jessika Moreira afirma que a nova lei garante ao gestor “formas mais eficazes de atrair os melhores profissionais ao serviço público ao utilizar métodos de avaliação mais precisos e personalizados aos diferentes cargos”. 

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Moreira ainda destacou que a Lei é o primeiro passo para a modernização no que abrange concurso público e necessita, para ser efetiva, da coordenação do governo. “Será necessário ainda, um esforço de coordenação do governo federal em estabelecer uma agenda de trabalho para a sua implementação e monitoramento, induzindo boas práticas, capacitando e fomentando a inovação responsável Brasil afora, nos Estados e sobretudo nos municípios, entes que mais executam concursos públicos”, falou Moreira durante o evento. 

“O Movimento Pessoas à Frente recebe com muito entusiasmo este novo marco na administração pública nacional e segue comprometido, atuando todos os dias para contribuir com a construção de um serviço público mais efetivo, feito por pessoas engajadas, preparadas e diversas como garantia de melhores serviços e políticas públicas para a população brasileira”, concluiu.

Modernização dos concursos públicos

A modernização dos concursos públicos no país é um dos principais temas de atuação do Movimento Pessoas à Frente. Recentemente, a organização lançou o estudo “A hora e a vez da modernização dos concursos públicos no Brasil” com análises sobre as melhoras que o PL 2.258/2022, sancionado em Lei ontem, garantem, como fortalecimento das comissões organizadoras, racionalização dos concursos públicos à luz do dimensionamento de pessoal e integração do planejamento e da execução dos certames. O documento também levanta práticas internacionais de sucesso, tal qual o modelo de concurso unificado utilizado em Portugal e na França.