Podcast Diãlogos em Movimento
Baixe a publicação

Relatório da pesquisa nomeada “Quadro da Administração dos Estados Brasileiros” realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) em parceria com a Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Republica.org e o apoio tecnico da Macroplan. A pesquisa busca fornecer um amplo retrato da situação de Gestão de Pessoas nos Estados, incluido dados quantitativos sobre servidores e informações sobre as políticas de gestão de pessoas.

Acesse a publicação

A recomendação da OCDE trata de 14 princípios que visam identificar os fatores que, no presente, tornam uma função pública adaptada às suas missões e com capacidade de resposta e continuidade. A recomendação traça estratégias para atingir a melhora da qualidade dos serviços públicos e uma gestão eficiente, profissional e imparcial. É baseada em toda a produção de conhecimento da OCDE em Gestão de Pessoas dos últimos anos.

Acesse a publicação

A terceira edição do Panorama das Administrações Públicas: América Latina e Caribe contém as evidencias disponíveis mais atualizadas sobre as administrações públicas e seu desempenho na ALC, comparando-as aos países da OCDE. Esta publicação inclui indicadores sobre finanças públicas e economia, emprego público, centros de governo, governança regulatória, dados abertos governamentais, integridade do setor público, aquisições públicas e, pela primeira vez, sobre os resultados centrais dos governos (p.ex., confiança nas instituições, redução da desigualdade). Destaque para o capítulo de gestão de recursos humanos, a partir da pagina 107.

Acesse a publicação

Relatório bianual da OCDE que inclui dados e comparações, fornecendo uma visão do setor público nos países da OCDE e além, assim como as tendências que se desenham nestes países. A sessão de Gestão de Pessoas pode ser encontrada na página 137, com destaque para o capítulo “Use of separate human resources management practices for senior civil servants” ou Uso de práticas específicas de gestão de pessoas para servidores sêniores, na página 142.

Acesse a publicação

Relatório bianual da OCDE que inclui dados e comparações, fornecendo uma visão do setor público nos países da OCDE e além, assim como as tendências que se desenham nestes países. A sessão de Gestão de Pessoas pode ser encontrada no capítulo 6.

Baixe a publicação

O estudo procura avaliar os efeitos de práticas como recrutamento meritocrático, carreiras estruturadas com progressão funcional e gratificação de desempenho sobre o crescimento econômico de alguns países. Identificando que sistemas de mérito em gestão de pessoas podem ter efeito positivo no PIB.

Baixe a publicação

Artigo sobre gestão da mudança no setor público, que diferencia os conceitos de reforma e mudança e identifica elementos chave de mudanças bem sucedidas no setor público, a partir de casos práticos da Itália, Finlândia, França, Portugal, Espanha e Suiça.

Planejamento estratégico em Gestão de Pessoas para o Serviço Civil do Reino Unido, no ciclo de 2016 a 2020. O documento é baseado na visão de governo para gestão de pessoas “The Brilliant Civil Service”.

Baixe a publicação
Acesse a publicação

O livro Public Management Reform traz uma análise comparada de reformas administrativas implementadas por 12 países e União Europeia entre 1980 e 2010.
O livro Public Management Reform traz uma análise comparada de reformas administrativas implementadas por 12 países e União Europeia entre 1980 e 2010.
Em sua terceira edição, o livro foi atualizado para incorporar uma massa de dados empíricos recentes e para apresentar uma nova estrutura teórica e conceitual, identificando três principais visões de reforma. Capítulos analisam os principais debates, o processo de mudança, diferentes sistemas nacionais e trajetórias, resultados, fatores políticos e paradoxos e trade-offs em um volume integrado.

Baixe a publicação

Avaliação da OCDE sobre as políticas de gestão de recursos humanos no Brasil. Realizado em 2010, o estudo é um dos principais diagnósticos sobre a gestão de pessoas no serviço público brasileiro e inclui uma série de benchmarks e recomendações para o aperfeiçoamento da gestão pública no país.

Baixe a publicação

Benchmark de mecanismos de planejamento para reformas de longo prazo em sistemas de gestão de pessoas no setor público, elaborados por organizações públicas e da sociedade civil (destaque para experiências em estaduais nos EUA e em organizações internacionais como o Banco Mundial, o Instituto Tony Blair e outros).

Baixe a publicação

Relatório sobre a visita técnica realizada em 2018 ao Chile. O relatório além de abordar a reforma de 2016, descreve a criação do Sistema de Alta Direção Pública (SADP) e trás uma perspectiva comparada desse sistema com outros países (Reino Unido, Estados Unidos e Peru). O relatório também aborda os pilares de Atração, Seleção, Desempenho, Desenvolvimento e Remuneração, finalizando com a discussão de como essas mudanças impactam a sociedade.

Acesse a publicação

Livro publicado pela OCDE que traz um balanço das principais mudanças na gestão dos serviços públicos nos países membro da organização. Também examina como os países conseguem encontrar um equilíbrio entre, por um lado, a atenção a valores fundamentais como equidade, equidade, justiça e coesão social para manter a confiança política no sistema de governo como um todo e, por outro lado, a foco na eficiência, produtividade e eficácia.
Foco para o capítulo “The Senior Management in the Public Service of Central Governments”.

Quer saber mais sobre
o Movimento?

Veja nosso FAQ, com as perguntas mais frequentes da comunidade.

Saiba Mais
Integrantes do Movimento

Inscreva-se para receber nosso Boletim informativo mensal