15 medidas para aperfeiçoar a gestão do desempenho no setor público (e 4 medidas que dificultariam sua consolidação)

Autor: Movimento Pessoas à Frente

A entrega de serviços públicos de qualidade é um desafio dos governos em todo o mundo. Diariamente, servidores são desafiados a produzir valor público em contextos de limitação orçamentária, humana e tecnológica. Os recursos limitados e a crescente demanda por melhores serviços exige das lideranças a capacidade de estabelecer prioridades e tornar o trabalho no serviço público mais efetivo. Este é o desafio da gestão do desempenho: criar estímulos e condições para que se trabalhe melhor.

A gestão do desempenho é um processo de melhoria contínua do trabalho que permite às organizações criar ambientes nos quais as pessoas são capazes de expressar o máximo de suas capacidades. Sua aplicação no setor público está associada à adoção de três tipos de estratégia: (i) direcionamento estratégico; (ii) mais e melhores entregas; e (iii) servidores capacitados.

Se entendemos o serviço público não como um conjunto de leis e edifícios, mas sim como um corpo de profissionais regidos por regras e uma cultura de serviço específicas – então a gestão do desempenho é uma das principais chaves para melhorar a entrega de serviços públicos aos cidadãos que mais precisam.

Data

2021

Idioma

Português

Publicações relacionadas

Desempenho e Desenvolvimento, Lideranças, Nossas propostas

Conhecendo a Experiência Chilena: Relatório de Imersão

Temas

Lideranças, Transversal

The State of the Public Service

Temas

Lideranças, Transversal

Funcionamiento del Sistema de Alta Dirección Pública

Temas

Lideranças

¿Cómo diseñar e implementar un segmento directivo profesionalizado?: Opciones para una gerencia pública “a la carta”

Temas

Lideranças

Serviço civil no Chile, análise dos diretivos de primeiro nível hierárquico (2003-13)

Temas

Lideranças

Sistemas de mérito para la selección de directivos públicos ¿Mejor desempeño del Estado?

Temas

Lideranças

Leadership for a high performing civil service

Temas

Lideranças

Accountability and Responsiveness in the Senior Civil Service: Lessons from Overseas

Temas

Lideranças

Revisão das competências de inovação e liderança na alta administração pública do Brasil – conclusões preliminares

Temas

Desempenho, Desenvolvimento

Guia Prático 1: Identificando Cargos de Liderança

Temas

Lideranças, Seleção

Managing Senior Management: Senior Civil Service Reform in OECD countries

Temas

Desempenho, Lideranças

Modelo de nomeação de cargos de direção para a esfera federal

Temas

Lideranças, Seleção

Guia Prático para Engajamento de Equipes

Temas

Desempenho, Desenvolvimento, Engajamento, Lideranças

Gestão de desempenho e desenvolvimento: guia para implementação

Temas

Desempenho, Desenvolvimento, Lideranças

Programa de Participação Direta nos Resultados: O Caso da Prefeitura de Santos (SP)

Temas

Desempenho

10 Medidas para liderar Equipes de alto Desempenho

Temas

Desempenho, Desenvolvimento

Engaging Public Employees for a High-Performing Civil Service

Temas

Desempenho, Engajamento

Revisão das competências de inovação e liderança na alta administração pública do Brasil – conclusões preliminares

Temas

Desempenho, Desenvolvimento

Guia Prático 3: Gestão do Desempenho e Desenvolvimento para Lideranças

Temas

Desempenho, Desenvolvimento

Boas Práticas em Gestão de Desempenho: Resumo Executivo

Temas

Desempenho, Desenvolvimento, Lideranças

© 2023. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Startab Software