Como as políticas para lideranças poderão ser implementadas?

20/07/2022 às 22:30

O Estado precisa ser um bom empregador, e para isso precisa ter critérios mais claros para selecionar profissionais para cargos de liderança. A proposta é fazer um projeto de lei em âmbito nacional com regulamentação da atração e pré-seleção para cargos de liderança. A legislação também deverá trazer a regulamentação da gestão de desempenho e desenvolvimento de lideranças.

Para o Movimento, uma boa política para seleção de lideranças pode dar mais efetividade e diversidade para o Estado se for bem implementada. Ou seja, o modelo de seleção desses profissionais deve equilibrar e confiança. Isso significa combinar critérios mínimos para a ocupação desses cargos, respeitando a manutenção da discricionariedade, de modo que os mandatários possam escolher aquelas pessoas que estejam alinhadas e comprometidas com sua agenda, mas garantindo que tenham as habilidades e competências compatíveis com a função.

Precisamos garantir que os profissionais mais preparados ocupem as melhores posições e sejam recompensados pelo tamanho de suas responsabilidades. Dirigentes mais efetivos dispõem dos meios adequados para aperfeiçoar a gestão das equipes e organizações que lideram, gerando um efeito cascata na melhoria da gestão pública.

Porém, isso não pode ser feito de uma forma que gere distorções. É preciso criar mecanismos de estímulo para que os gestores públicos se sintam motivados a assumir cargos de chefia de maior responsabilidade.