Dia do Servidor Público: Movimento terá um episódio do podcast Diálogos em Movimento dedicado à data

28/10/2022 às 15:12

Comemoração anual marca momento de reflexão sobre a importância de valorizar as pessoas que atuam no setor público para que se possa alcançar um Estado que melhor atenda a população.

No dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público. A data, criada no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1939, celebra a instituição de leis que determinam direitos e deveres de quem trabalha no poder público prestando serviço diretamente para a sociedade. É sempre uma boa oportunidade de refletir sobre o momento atual, os desafios que os funcionários públicos enfrentam e os pontos de aprimoramento para um Estado que atenda melhor a população. Hoje, o país tem 11,5 milhões de servidores públicos. A menor parte deles, 570 mil, está na União, enquanto 6,5 milhões estão nos municípios, sendo grande parte na área da Educação. Os segmentos da Saúde, Segurança Pública e Educação concentram 60% dos servidores públicos.

Nesse grande grupo de pessoas trabalhando para o poder público estão servidores de carreira e lideranças. É importante destacar a complementaridade entre os cargos de liderança e os de carreira. O Movimento Pessoas à Frente acompanha de perto as questões relacionadas à liderança, à gestão de pessoas, ao Sistema de Alta Direção e à diversidade, estimulando sempre que pessoas diversas possam ocupar os cargos de liderança e que tenham competência para fazer a gestão das equipes compostas por servidores.

Segundo Humberto Falcão, professor da Fundação Dom Cabral e integrante do comitê de governança do Movimento, é fundamental ter boas políticas de gestão de pessoas no setor público. “Há três pontos desafiadores para que exista um bom corpo de funcionários: bons processos de seleção, gestão de lideranças e gestão de desempenho. Se conseguirmos galgar saltos nessas três frentes, vamos conseguir alcançar outro patamar no funcionalismo público”, ressalta. 

As celebrações para o Dia do Servidor Público já estão ocorrendo. Embora a data oficial seja dia 28, muitas cidades e estados flexibilizam a comemoração, antecipando a data, emendando com o feriado de 2 de novembro ou com um final de semana. Neste ano, muitas cidades mudaram a data para 11 de novembro.

Diálogos em Movimento

Com o objetivo de ampliar e qualificar o debate sobre gestão de pessoas e lideranças no setor público, o Movimento Pessoas à Frente lançou recentemente o podcast Diálogos em Movimento.

O terceiro episódio da série, previsto para ir ao ar em 7 de novembro, vai abordar o Dia do Servidor Público num bate-papo com a participação de Iracema Castelo Branco, economista, servidora pública, Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Rio Grande do Sul, integrante do Grupo de Trabalho de Gestão de Pessoas do CONSAD; Humberto Falcão, professor da Fundação Dom Cabral e integrante do comitê de governança do Movimento Pessoas à Frente, e Rudinei dos Santos Marques, auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), Presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e integrante da governança do Movimento Pessoas à Frente.

Para conhecer mais sobre os temas que estão relacionados à gestão de pessoas no setor público, vale conferir os episódios do Diálogos em Movimento que estão disponíveis no canal do YouTube do Movimento Pessoas à Frente e em todas as plataformas digitais.

Sobre o Movimento Pessoas à Frente

O Movimento Pessoas à Frente tem a convicção de que uma boa gestão de pessoas no setor público é central para transformar o país. O Movimento é suprapartidário, e busca construir coletivamente diretrizes e evidências com objetivo de contribuir para uma gestão mais efetiva do Estado brasileiro, que entregue melhores serviços e políticas públicas para a população. Além disso, o Movimento ajuda a construir e viabilizar propostas que criem melhores condições de trabalho para gestores públicos, com foco em lideranças. O Movimento é mantido pela Parceria Vamos, formada por Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org. e conta com especialistas, parlamentares, integrantes dos poderes públicos federal e estadual, sindicatos e terceiro setor com visões políticas, sociais e econômicas plurais.