Materiais

Confira os materiais relacionados a este tema e outras publicações.

MATERIAIS

Saiba mais

Estamos construindo propostas para uma agenda de gestão de pessoas no setor público em diferentes temas.

CONFIRA
28 de outubro de 2022

Dia do Servidor Público: Movimento terá um episódio do podcast Diálogos em Movimento dedicado à data

Comemoração anual marca momento de reflexão sobre a importância de valorizar as pessoas que atuam no setor público para que se possa alcançar um Estado que melhor atenda a população.

No dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público. A data, criada no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1939, celebra a instituição de leis que determinam direitos e deveres de quem trabalha no poder público prestando serviço diretamente para a sociedade. É sempre uma boa oportunidade de refletir sobre o momento atual, os desafios que os funcionários públicos enfrentam e os pontos de aprimoramento para um Estado que atenda melhor a população. Hoje, o país tem 11,5 milhões de servidores públicos. A menor parte deles, 570 mil, está na União, enquanto 6,5 milhões estão nos municípios, sendo grande parte na área da Educação. Os segmentos da Saúde, Segurança Pública e Educação concentram 60% dos servidores públicos.

Nesse grande grupo de pessoas trabalhando para o poder público estão servidores de carreira e lideranças. É importante destacar a complementaridade entre os cargos de liderança e os de carreira. O Movimento Pessoas à Frente acompanha de perto as questões relacionadas à liderança, à gestão de pessoas, ao Sistema de Alta Direção e à diversidade, estimulando sempre que pessoas diversas possam ocupar os cargos de liderança e que tenham competência para fazer a gestão das equipes compostas por servidores.

Segundo Humberto Falcão, professor da Fundação Dom Cabral e integrante do comitê de governança do Movimento, é fundamental ter boas políticas de gestão de pessoas no setor público. “Há três pontos desafiadores para que exista um bom corpo de funcionários: bons processos de seleção, gestão de lideranças e gestão de desempenho. Se conseguirmos galgar saltos nessas três frentes, vamos conseguir alcançar outro patamar no funcionalismo público”, ressalta. 

As celebrações para o Dia do Servidor Público já estão ocorrendo. Embora a data oficial seja dia 28, muitas cidades e estados flexibilizam a comemoração, antecipando a data, emendando com o feriado de 2 de novembro ou com um final de semana. Neste ano, muitas cidades mudaram a data para 11 de novembro.

Diálogos em Movimento

Com o objetivo de ampliar e qualificar o debate sobre gestão de pessoas e lideranças no setor público, o Movimento Pessoas à Frente lançou recentemente o podcast Diálogos em Movimento.

O terceiro episódio da série, previsto para ir ao ar em 7 de novembro, vai abordar o Dia do Servidor Público num bate-papo com a participação de Iracema Castelo Branco, economista, servidora pública, Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Rio Grande do Sul, integrante do Grupo de Trabalho de Gestão de Pessoas do CONSAD; Humberto Falcão, professor da Fundação Dom Cabral e integrante do comitê de governança do Movimento Pessoas à Frente, e Rudinei dos Santos Marques, auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), Presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e integrante da governança do Movimento Pessoas à Frente.

Para conhecer mais sobre os temas que estão relacionados à gestão de pessoas no setor público, vale conferir os episódios do Diálogos em Movimento que estão disponíveis no canal do YouTube do Movimento Pessoas à Frente e em todas as plataformas digitais.

Sobre o Movimento Pessoas à Frente

O Movimento Pessoas à Frente tem a convicção de que uma boa gestão de pessoas no setor público é central para transformar o país. O Movimento é suprapartidário, e busca construir coletivamente diretrizes e evidências com objetivo de contribuir para uma gestão mais efetiva do Estado brasileiro, que entregue melhores serviços e políticas públicas para a população. Além disso, o Movimento ajuda a construir e viabilizar propostas que criem melhores condições de trabalho para gestores públicos, com foco em lideranças. O Movimento é mantido pela Parceria Vamos, formada por Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org. e conta com especialistas, parlamentares, integrantes dos poderes públicos federal e estadual, sindicatos e terceiro setor com visões políticas, sociais e econômicas plurais.

Tags: #servidorpublico#Setor público

Continue lendo...

© 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Startab Software