Artigo sobre o GT de Transparência Dados de Gestão de Pessoas no Setor Público é premiado no Consad 2024

09/09/2024 às 16:32

O trabalho “Experiências de cocriação de um guia referencial de transparência e uso de dados de gestão de pessoas no setor público”, de coautoria da diretora executiva do Movimento Pessoas à Frente, Jessika Moreira e da diretora do observatório de pessoal do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Mirian Guimarães, foi eleito um dos 5 melhores artigos do XIII Congresso Consad de Administração Pública 2024, realizado de 20 a 22 de agosto, em Brasília. 

No dia 21, apresentamos o artigo premiado, que descreve o nosso processo ao longo do GT sobre Transparência de Dados de Gestão de Pessoas no Setor Público, confira aqui

Imagem de uma grupo de pessoas na frente do painel principal do congresso consad 2024

Acreditamos que com lideranças públicas que representam toda a diversidade da população brasileira, mais aptas, bem preparadas e com as condições necessárias para gerir suas equipes, podemos garantir políticas e serviços públicos cada vez melhores, promovendo uma vida mais digna e justa para todos, além de um melhor Estado.

Confira o resumo do artigo premiado no XIII Congresso Consad de Administração Pública 2024: 

A transparência e uso de dados para a tomada de decisão em governos são fundamentais para a promoção da confiança pública, participação cidadã e melhoria da efetividade de políticas públicas. No contexto da gestão de pessoas, a transparência de informações sobre o perfil dos servidores, suas experiências profissionais, ações e resultados alcançados amplia a possibilidade de geração de valor à sociedade por meio de escolhas assertivas de alocação de pessoal e de escolha de lideranças. Entretanto, o contexto brasileiro ainda é composto por diversos desafios para a geração, uso e transparência de dados sobre a gestão de pessoas. Imbuídos dessa compreensão, participantes do Movimento Pessoas à Frente buscaram, a partir de um processo extenso, plural e profundo, trabalhar conjuntamente para construir propostas práticas para o aumento da transparência e uso de dados de gestão de pessoas no setor público. Esse processo de cocriação propiciou consolidar um roteiro para o aumento da tomada de decisões baseadas em dados e transparência nesse tema, provenientes da sistematização dos conteúdos gerados nos encontros do Grupo de Trabalho (GT) de Transparência de Dados de Gestão de Pessoas no Setor Público. Este artigo busca descrever o processo de concepção e o produto gerado pelo GT, composto pelos principais argumentos e explicações sobre: i) a importância da transparência e uso de dados na gestão de pessoas; ii) o modelo conceitual produzido, unindo os eixos de fluxo informacional, coleta, análise e divulgação de dados, temas e legislações relacionadas; iii) estratégia de implementação com boas práticas; e iv) conjunto de instrumentos que podem ser adotados na prática e no dia a dia das organizações. Por fim, o produto gerado por meio do GT evidência e levanta o debate sobre a importância da transparência e uso de dados na gestão de pessoas (ou people analytics, no inglês) como meio de alavancar a geração de resultados à sociedade, além de orientar de forma prática os meios 2 de implementação de tais análises. Como principal evidência do potencial de impacto do trabalho realizado tem-se o Projeto de Lei nº 887, de 2024, para promoção da divulgação de informações de interesse público sobre a composição de cargos de órgão públicos, pautado no material elaborado no âmbito do referido GT.