Podcast Diálogos em Movimento lança novos episódios com debate sobre gestão de pessoas no setor público

02/05/2024 às 15:12

O primeiro episódio da nova temporada do podcast “Diálogos em Movimento”, do Movimento Pessoas à Frente, já está no ar nas principais plataformas  de áudio (Spotify, Deezer e Apple Music) e no canal da organização no Youtube. Criado para estimular o debate sobre a importância da gestão de pessoas no setor público, o programa lança episódios, onde especialistas, lideranças e servidores públicos discutem temas que impactam a administração pública.

A quarta temporada irá abordar as principais pautas do ano, tendo como cenário políticas de equidade de gênero. O primeiro episódio traz uma discussão sobre o concurso unificado do país , bem como, o aprimoramento do sistema de cotas no serviço público. O episódio de estreia  conta com dois integrantes do Movimento Pessoas à Frente, o professor da USP Fernando Coelho, que é coordenador do Lab.Gov da EACH/USP, e a secretária executiva do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cristina Mori, para o debate sobre concursos públicos no Brasil.

Entre os assuntos debatidos, os especialistas falam sobre inovações e aprimoramentos no sistema de seleção de servidores, de forma que o corpo da administração pública seja cada vez mais representativo e vocacionado para executar suas missões institucionais.

O Concurso Nacional Unificado é um vislumbre para a modernização da seleção de pessoas através de concursos?

“No conceito de competência estão incluídos conhecimentos, habilidades e atitudes, o que guarda uma relação com o comportamento dos indivíduos. Assistimos a uma judicialização crescente dos concursos públicos nos últimos anos, mesmo em provas tradicionais. Assim, ainda não se tem segurança jurídica para a aplicação de novas formas de avaliação nos editais, mas é importante fazer um debate sobre novas estratégias de seleção de servidores, por exemplo, considerando aspectos comportamentais”, afirmou o professor Fernando Coelho ao Diálogos em Movimento. 

A secretária Cristina Mori também destacou a preocupação do Governo Federal em tornar os concursos públicos cada vez mais acessíveis para todos os brasileiros, fomentando a democracia representativa e a formação de um funcionalismo mais diverso. “O Estado necessita de profissionais com conhecimento sobre a realidade brasileira e a diversidade da população do país. Assim, quando pensamos em concursos públicos precisamos de pessoas que tenham esse olhar, que sejam sensores para captar a realidade e responder a ela”, reforçou.

Nessa temporada, as entrevistas do Diálogos em Movimento serão mediadas por Tatiana Sandim, pesquisadora, doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-SP e integrante do Movimento Pessoas à Frente.