Movimento e FDC realizam Café com Movimento

22/05/2024 às 15:30

No início de maio (08/05), o Movimento Pessoas à Frente e a Fundação Dom Cabral realizaram uma edição do Café com Movimento sobre Capacidade Institucional dos Governos: um debate sobre melhores resultados públicos. O evento aconteceu em Minas Gerais, no campus da Fundação Dom Cabral, e contou com a participação de grandes especialistas.

Participaram Jessika Moreira, diretora executiva do Movimento Pessoas à Frente; Patricia Becker, diretora de programa na Fundação Dom Cabral; Humberto Falcão, professor da Fundação Dom Cabral; Caio Marini, professor associado da Fundação Dom Cabral;  Kênnya Kreppel, subsecretária de gestão de pessoas na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais. Iracema Castelo Branco, economista e Assessora Especial na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Governo do Rio Grande do Sul, também participou via videochamada.

Na ocasião, os participantes conheceram o Índice de Capacidades Institucionais, concebido e desenvolvido pelo Centro de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral, debatendo como a construção de capacidades institucionais está relacionado com a construção de soluções para melhorar o Estado brasileiro a partir da valorização das pessoas que atuam no setor público. 

A consultora de mobilização do Movimento Pessoas à Frente, Luana Datrovsky, acompanhou o evento e ressaltou a materialidade do debate: “Foi um debate muito potente e qualificado, onde a gente conseguiu sair de um campo teórico, conceitual, do índice até a prática, à realidade do dia a dia, construindo essa relação entre capacidade institucional melhores e lideranças mais engajadas até a melhoria da vida do bem-estar da população”. 

A troca entre áreas foi um ponto alto do debate. Iracema contribuiu com sua experiência através do programa Lidera RS, bem como Kênnya Kreppel que compartilhou como tem sido os últimos cinco anos de implementação do programa Transforma Minas, experiências importantes para o aumento da capacidade institucional dos governos.

Você pode conferir a transmissão ao vivo do evento aqui.

Acesse nossa biblioteca e confira nossas propostas