Movimento apoia seminário sobre gestão de pessoas no setor público

09/08/2021 às 11:59

As experiências internacionais na gestão de pessoas no setor público serão temas do seminário “Pessoas à frente: a chave de governos responsivos”, que  acontecerá na próxima terça-feira, dia 10 de agosto, das 10h às 11h30O seminário é promovido pela Câmara dos Deputados, pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e conta com o apoio do Movimento Pessoas à Frente.

Este é o primeiro de uma série de seis seminários, que têm por objetivo discutir a construção de um melhor Estado no Brasil. A abertura do evento terá a participação do presidente da Câmara, Arthur Lira, e dos deputados Soraya Santos (secretária de Relações Internacionais da Câmara), Arthur Maia (relator da Reforma Administrativa) e Fernando Monteiro (presidente da comissão especial da Reforma Administrativa). 

Na abertura do seminário, também estarão presentes o diretor-adjunto de governança pública da OCDE, János Bertok; a representante residente do PNUD no Brasil, Katyna Argueta; e o representante do Movimento Pessoas à Frente, Chico Gaetani. O evento é organizado pela Secretaria de Relações Internacionais da Câmara. 

O seminário conta com três painéis. O primeiro terá como tema “Rumo a um serviço público ágil e flexível: recomendação da OCDE sobre Lideranças e Competências na Função Pública”, e será apresentado pelo líder de Emprego e Gestão Pública, da diretoria de Governança Pública da OCDE, Daniel Gerson. 

O segundo painel tratará das “Experiências Internacionais” e terá dois palestrantes:  Maria de Fátima Fonseca, secretária nacional de Inovação e Modernização Administrativa de Portugal; e Jairo Alcuna-Alfaro, líder de Governança para a América Latina e o Caribe do PNUD. 

A última parte do seminário será dedicada ao debate sobre o tema “Quais elementos da Recomendação são aplicáveis ao Brasil, e quais elementos são fundamentais considerar?”. O painel terá como mediador o deputado Fernando Monteiro, que é o presidente da comissão especial da Reforma Administrativa, atualmente em tramitação na Câmara. O seminário será promovido nos formatos presencial e online, somente para convidados.

“Experiências Internacionais de Pessoas à Frente da Transformação do Estado”

10/8/2021
Seminário 1 | “Pessoas à Frente: a Chave de Governos Responsivos”

Em breve:
Seminário 2 | “Valorizar e Reconhecer Pessoas: Gestão por Desempenho e Desenvolvimento de Talentos”
Seminário 3 | “Atração e Seleção de Líderes”
Seminário 4 | “Órgão Central: Estrutura Institucional para Gestão Estratégica de Pessoas”
Seminário 5 | “Integridade e Diversidade para um Serviço Público mais Resiliente e Efetivo”
Seminário 6 | “Governos Importam: o que é prioridade no serviço público brasileiro?”