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Estamos construindo propostas para uma agenda de gestão de pessoas no setor público em diferentes temas.

Guia Prático para Engajamento de Equipes

Este Guia Prático faz parte de uma iniciativa mais ampla de apoio a políticas estratégicas de Gestão de Pessoas no Setor Público, com foco em Lideranças. A visão geral dessas políticas inclui os pilares de Atração de Lideranças, Pré-Seleção de Lideranças, Gestão de Desempenho e Desenvolvimento de Lideranças e Engajamento de Equipes. O seu objetivo maior é apoiar governos a ter as pessoas mais preparadas, com os meios necessários, nas posições dedicadas a resolver os maiores problemas públicos – o que pode resultar em benefícios como aumento da efetividade do Estado e mais impacto positivo para a sociedade.

Definimos como Lideranças as pessoas que ocupam essas posições estratégicas. No pilar de Engajamento de Equipes, lideranças têm grande impacto em fatores de engajamento das suas equipes e, portanto, a responsabilidade e oportunidade de implementar mudanças positivas. Você perceberá que diversos fatores de engajamento e sugestões de intervenções estão conectadas a esse papel das lideranças ou gestores, assim como a outros pilares de uma Gestão de Pessoas estratégica para o setor público.

Este Guia terá como material de apoio um relatório que conterá todas as informações sobre a pesquisa realizada com servidores públicos estaduais brasileiros. A pesquisa foi realizada pela Universidade Duke com a parceria para Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor, formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, e o CONSAD – Conselho Nacional de Secretários de Administração.