Veja este e-mail em seu navegador

 

Gestão de lideranças públicas importa?

 
Olá, tudo bem?

Há mais de um ano, em um dos nossos primeiros boletins, trouxemos para vocês que estávamos dando início a um dos nossos focos de trabalho no Movimento Pessoas à Frente com a criação de um grupo de trabalho de Políticas para Lideranças. Dito isto, no boletim deste mês trazemos novamente esse tema, que aparece de forma consistente ao longo de nosso trabalho. Acreditamos em uma administração pública que valorize pessoas com gestão estratégica e o preparo necessário às lideranças. Também defendemos um sistema de gestão de lideranças transparente e que os cargos comissionados sejam selecionados a partir de suas qualificações profissionais.

Para que possamos saber mais sobre a importância de termos lideranças públicas mais preparadas para lidar com os principais desafios do país, esse mês trazemos materiais com um pouco desse debate no campo teórico e prático, com exemplos da implementação de novos modelos de contratação e gestão de pessoas no setor público em estados como SE, SP e MG. Boa leitura!
 

QUALIFICAÇÃO NO LUGAR DA INDICAÇÃO POLÍTICA

No setor público, os cargos comissionados de chefia costumam ser preenchidos por indicação política. Mas uma iniciativa do Instituto Gesto, com o apoio da parceria Vamos, que reúne a Fundação Lemann, o Instituto Humanize e a República.org, incentiva, em todo o país, a seleção baseada nas qualificações profissionais. O modelo de seleção de lideranças no setor público já foi apresentado a sete Estados e adotado em Minas Gerais, Sergipe e outros. De acordo com Lucas Cardoso Santos, coordenador do Instituto Gesto, até o fim do ano passado, 644 pessoas foram contratadas para cargos comissionados por esse formato. Clarissa Malinverni, gerente de projetos da Fundação Lemann, acredita que podemos avançar em políticas de liderança em 2023 com a troca de governantes: “Os governos deveriam estabelecer um plano de metas e resultados, atrelado a um sistema de gestão de lideranças mais transparente”. Saiba mais aqui.
 

MELHORIA NO SERIÇO PÚBLICO DEVE COMEÇAR PELA PREPARAÇÃO DAS LIDERANÇAS

A pesquisa Datafolha encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente no ano passado chamou a atenção para a percepção da sociedade sobre o funcionalismo público e a escolha das lideranças nesta área. Para 76% dos entrevistados, a indicação política é a principal razão para a ocupação dos cargos de chefia. Apenas 23% avaliaram que os líderes são bons exemplos para seus subordinados, enquanto só 7% acreditam que as chefias são ocupadas pelos mais competentes. Para a coordenadora da secretaria executiva do Movimento, Clarissa Malinverni, a pesquisa reforça que “há potencial para o desenvolvimento de um trabalho que realmente valorize as pessoas que atuam nos governos, começando pela melhor preparação das lideranças no serviço público”. Confira a matéria completa aqui.
 

DIRETORES ESCOLARES SÃO INDICADOS POR POLÍTICOS, MAS ESCOLHA POR QUALIFICAÇÃO AVANÇA

A Comissão de Educação do Senado aprovou, em agosto do ano passado, um Projeto de Lei que prevê a adoção de critérios técnicos de mérito, desempenho e participação para a escolha de diretores das escolas públicas do país. O objetivo é fortalecer o gestor educacional, excluindo a indicação política, que ainda é prática comum nos municípios. Estados como SE, SP e MG já adotam o modelo diferente, enquanto o Projeto segue para tramitação no Congresso. Saiba mais aqui.
 

A FALTA DE SEGURANÇA JURÍDICA E O APAGÃO DAS CANETAS

Falando em educação, os órgãos de controle estão com uma presença cada vez maior na organização e no direcionamento de políticas educacionais. Acreditamos em uma administração pública que valorize pessoas com gestão estratégica e o preparo necessário às lideranças. A advogada Vera Monteiro, integrante do Movimento Pessoas à Frente, o coordenador do Observatório do TCU da FGV Direito SP + Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP), André Rosilho, e a coordenadora da Escola de Formação Pública na SBDP e pesquisadora do Observatório do TCU da FGV Direito SP, Marina Vilella, publicaram um artigo no Jota sobre a importância de termos lideranças públicas mais preparadas para lidar com os principais desafios do país. Confira aqui.
 

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DO GOVERNO DO CEARÁ DEBATE ENGAJAMENTO NO SETOR PÚBLICO

Sabemos que uma equipe engajada entrega melhores serviços para a população; e para discutir e disseminar essa pauta, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará realizou o Encontro de Engajamento de Equipes no Setor Público no dia 4 de maio. A Secretaria da Fazenda do Ceará, o Instituto Gesto, com apoio da parceria Vamos - Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org - e a Kayma também organizaram o Encontro. Durante o evento, foram apresentadas as metodologias do serviço público e experiências de instituições públicas para implementar estratégias de gestão de pessoas. Saiba mais aqui.
 

LÍDERES QUE TRANSFORMAM - SELEÇÃO DE LIDERANÇAS PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) também realizou um evento sobre a profissionalização da seleção de lideranças locais, no dia 17 de maio. O objetivo do evento, que reuniu 100 lideranças municipais (prefeitos, secretários e gestores), foi apresentar o Programa Líderes que Transformam, que auxilia os gestores a escolherem de forma qualificada e transparente os profissionais que irão ocupar cargos de chefia nas suas administrações.
 

LA-BORA! GOV NO MINISTÉRIO DA ECONOMIA

O LA-BORA! gov, laboratório de gestão inovadora de pessoas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), agora está na estrutura do Ministério da Economia! Criado em dezembro de 2019 pelos próprios servidores, o laboratório é um espaço para apoiar a criação de soluções inovadoras em gestão de pessoas para melhorar a experiência dos servidores, usuários e gerar valor público. O objetivo é aproximar os servidores dos cidadãos e apoiar as lideranças a trabalhar com visão empática da realidade e foco em pessoas. Confira o decreto aqui.
 

ENTREVISTA COM CRISTIANO HECKERT, NOVO PRESIDENTE DA FUNPRESP-EXE

O novo presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), Cristiano Heckert, 45 anos, foi empossado em janeiro deste ano para comandar a fundação pelos próximos dois anos. Após participar de um concorrido processo seletivo por meio de provas, avaliações e entrevistas, prática prevista na governança da entidade, Heckert foi selecionado entre os 22 candidatos à vaga da presidência do fundo de pensão dos servidores públicos federais. "Como servidor público, foi uma grata surpresa quando vi o anúncio de que a Funpresp estava abrindo um processo seletivo e fiquei muito feliz porque eu defendo esse tipo de iniciativa; acho que ela valoriza os bons servidores", disse Heckert em entrevista ao site do Movimento Pessoas à Frente, confira aqui.
 

PROGRAMA LIDERANDO PARA O DESENVOLVIMENTO - PREFEITOS 2022

📚O curso está com inscrições abertas e visa preparar candidatos à prefeitura e vice-prefeitura sobre temas estratégicos para a gestão municipal visando à promoção do desenvolvimento local e a melhoria das políticas e serviços públicos brasileiros. Aproveite a oportunidade de fazer parte dessa rede e acessar material de muita qualidade! A próxima turma será presencial, em junho, na Enap, em Brasília. Saiba mais e inscreva-se já aqui.
 

CENSO DAS PREFEITAS BRASILEIRAS (MANDATO 2021-2024)

O Instituto Alziras e seus parceiros lançaram a segunda edição da pesquisa sobre as prefeitas brasileiras, realizada com 42% das 673 prefeitas em exercício. É preciso ampliar a presença feminina na política e isso passa por compreender as experiências das nossas prefeitas, conhecer os desafios vividos por elas e valorizar suas contribuições políticas comandando governos locais. Confira o Censo aqui.
 

MELHORES LÍDERES, MELHORES DEMOCRACIAS: MAPEANDO AS ORGANIZAÇÕES QUE MOLDAM OS POLÍTICOS DO SÉCULO XXI

A Apolitical Foundation lançou um relatório com um mapeamento de 420 organizações de todos os continentes que se propõem a desenvolver as lideranças políticas do século XXI e com os aprendizados que tiveram conhecendo essas organizações. Confira o relatório aqui.
 

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONDICIONA O DESEMPENHO?

Há muito, práticas políticas como patrimonialismo, clientelismo e corporativismo dificultam a profissionalização da gestão pública e o acesso do cidadão a serviços efetivos e de qualidade. Desconhecer ou negar a existência deste ambiente resulta em avaliações equivocadas sobre a realidade da gestão pública no país e, consequentemente, em propostas inconsistentes de melhorias na prestação de serviços. Confira o artigo do Ricardo de Oliveira, ex-secretário estadual de gestão e recursos humanos e ex-secretário estadual de Saúde do Espírito Santo, aqui.
 

O ESTADO PRECISA SER COMPETENTE | OPINIÃO - O GLOBO

Qual o papel do novo Congresso para a reestruturação do Estado? Por aqui, defendemos iniciativas que irão organizar melhor e estimular os profissionais do setor público para que sejamos mais bem atendidos, na ponta. Confira o artigo completo do Guilherme Coelho, fundador da República.org, no jornal O Globo aqui.
 

NOTA TÉCNICA: "CARGOS COMISSIONADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA"

República em Notas: a coluna traz textos sobre diversos temas do serviço público brasileiro, escrita por um conjunto de profissionais de várias áreas da administração pública. A premissa é simples: a sociedade brasileira se beneficiará se conhecer cada vez mais seu governo. Nesta nota, são apresentados os conceitos e as características principais dos diversos cargos existentes nas organizações públicas, distinguindo os possíveis regimes de contratação decorrentes da ocupação desses cargos. Confira aqui a nota completa, por Regina Luna Santos de Souza.
 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais pessoas e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
 

CONHEÇA O MOVIMENTO PESSOAS À FRENTE

Você ainda não nos segue nas redes sociais? Somos um grupo suprapartidário que acredita na pluralidade e trabalha coletivamente para estabelecer um novo paradigma de gestão de pessoas no setor público. Nossa missão é desenhar estratégias que preparem gestoras e gestores públicos para o Brasil do futuro. Promovemos o diálogo, somamos visões e elaboramos propostas concretas para entregar à sociedade brasileira o que ela merece: políticas e serviços públicos efetivos. Conheça o Movimento Pessoas à Frente, siga-nos nas redes e assine nossa newsletter. Assim, você ficará sempre por dentro de nossas atividades.

Facebook
https://www.facebook.com/movimentopessoasafrente

Instagram
https://www.instagram.com/movimentopessoasafrente/

LinkedIn
https://www.linkedin.com/company/movimentopessoasafrente/

Assine a newsletter
https://movimentopessoasafrente.org.br/saiba-mais/
 
Assine a newsletter
 
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
 
 
 
 
 
Copyright © {{Current_Year}}.
Todos os direitos reservados.


Quer mudar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista.