Veja este e-mail em seu navegador

 
Olá,

O mês de março representa oficialmente a luta pelos direitos das mulheres, com um movimento que amplifica o Dia Internacional da Mulher (8M). Por meio de ações em todo o mundo, vozes se juntam em busca de maior igualdade, oportunidades mais justas e combate a preconceitos.

Durante 30 dias, é trazida ao centro do debate uma luta que vai para além de março, com desafios diários que estão presentes também na administração pública. Por isso, nós, do Movimento Pessoas à Frente, reafirmamos a importância de trazer visibilidade para o tema.

Nesta edição, trazemos um boletim especial, com um panorama sobre a disparidade de gênero, com foco nas mulheres, que mostra a baixa ocupação feminina em cargos de lideranças no setor público.

Com dados e pesquisas, mostramos como está sendo percorrido o caminho em busca de mais diversidade e equidade de gênero no setor público. A estrada ainda é longa, por isso nos mantermos em movimento é essencial.

Exatamente por isso também trazemos boas notícias nesta edição: dados e exemplos que comprovam a eficiência da gestão feminina no setor público, a estreia da 2ª temporada do nosso podcast e muito mais! Boa leitura!  


Nexo Jornal: Brasil na lanterna

Só restou o último lugar para o Brasil no ranking da América Latina e do Caribe de ocupação das mulheres nos cargos de liderança do serviço público. Apenas 18,6% das mulheres brasileiras que trabalham no serviço público são chefes e responsáveis diretas pela gestão de algum órgão ou política pública. O cenário, revelado pelo estudo “Mulheres Líderes no Setor Público da América Latina e do Caribe”, é tema do nosso primeiro artigo do ano no Nexo Jornal. Quem assina é a dupla Joyce Trindade, Secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher do RJ; e Tatiana Sandim, doutora em Administração Pública-Governo pela FGV/SP e responsável pela gestão do conhecimento no Movimento Pessoas à Frente. Confira aqui.


Diálogos em Movimento: notícia boa de ouvir

A segunda temporada do nosso podcast está no ar e você pode acompanhar nossos diálogos em movimento agora mesmo! No episódio de estreia da temporada 2, Joyce Trindade volta à cena, desta vez ao lado de Mariano Lafuente, Especialista Principal do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com a seguinte reflexão: como aumentar a diversidade de gênero no setor público? A apresentação do podcast também é outra grande estreia: Amanda Moreira, especialista em gestão pública e integrante da nossa Secretaria Executiva. Aperte o play aqui.


Tem mais do Movimento no Nexo

E por falar em Podcast, o Durma com Essa, podcast do Nexo Jornal, contou com a participação do Movimento em sua edição deste mês. Tatiana Sandim, doutora em Administração Pública-Governo pela FGV/SP e responsável pela frente de conhecimento no Movimento Pessoas à Frente, comentou sobre a falta de mulheres em cargos de liderança no serviço público brasileiro. Ouça aqui.

Pesquisa mostra barreira salarial para mulheres no setor público

A disparidade de gênero no serviço público também está refletida nos salários, como mostra o levantamento da República.org. Mulheres são a maioria dos vínculos em quase todas as faixas salariais, menos na faixa acima de cinco salários mínimos. O estudo também detalha a ocupação por mulheres nos diferentes níveis de governo (municipal, estadual e federal). Leia na íntegra.


Governo de SP amplia licença-maternidade


O Governo de São Paulo vai ampliar em 60 dias o tempo de licença-maternidade de servidoras temporárias. A medida altera o Estatuto dos Funcionários Civis do Estado e passou a valer no último dia 10. Agora, elas terão 180 dias de afastamento para cuidar dos recém-nascidos – antes, eram 120 dias. Saiba mais aqui. O Movimento Pessoas à Frente celebra essa mudança. Acreditamos que trabalho temporário não é trabalho com direitos precários. Quer saber mais o que pensamos sobre a contratação de temporários? Confira em nosso site.


Mais mulheres, menos corrupção

Governos com mais mulheres têm menos corrupção. É o que afirmam os dados no artigo da colunista Isabela del Monde, do Universa, com base em uma pesquisa publicada no "Journal of Economic Behavior & Organization", realizada em 125 países. Del Monde ainda pontua: “Mulheres, ao ocuparem cargos políticos, formulam políticas públicas que, efetivamente, melhoram a saúde, a educação e o bem-estar”. Saiba mais aqui.


Onboarding na administração pública: entenda e inscreva-se

O termo “onboarding” é utilizado na área de gestão de pessoas para definir a integração e a socialização nas organizações. Esse é o tema do novo programa de capacitação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que busca acelerar a capacidade de atuação de profissionais recém-nomeados no governo federal. As inscrições estão abertas neste link.


Dados detalham desigualdade salarial, burocracia representativa e “teto de vidro”

Em mais um compilado de dados, a República.org continua aprofundando a representação das mulheres, que compõem 61% dos vínculos públicos civis. Com números sobre médias salariais, o material traz comparativos com outros países, além de explicar o conceito de burocracia representativa e o “teto de vidro” do setor público. Saiba mais aqui.


Número de mulheres em cargos de chefia avança entre 2019 e 2023, mas número ainda é baixo

O Estudo do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa um avanço entre 2019 e 2023 (de 26% para 33%), mas o número ainda é baixo quando consideramos que as mulheres representam 40% da força de trabalho do funcionalismo público brasileiro. Veja o levantamento aqui.


Seleção para consultoria técnica de avaliação de desempenho

O Cade lançou edital com o apoio do PNUD para a contratação de consultoria técnica com objetivo de elaborar e implementar um programa de avaliação de desempenho 360° com foco em lideranças, bem como desenvolver um plano de competências alinhado aos resultados da avaliação. Saiba mais aqui.


Ipea lança livro sobre as transformações no setor público brasileiro

Com dados originais e artigos inéditos, o livro “Trajetórias da Burocracia na Nova República: heterogeneidades e desigualdades (1985-2020)” faz um balanço abrangente do funcionalismo público brasileiro, especialmente sobre as mudanças na força de trabalho do setor público desde a redemocratização. Confira aqui.


Qual o futuro da função pública?

A SBDP estreou coluna quinzenal no Jota para debater a modernização do serviço público a partir da análise de problemas e soluções. A coluna buscará contribuir com o debate sobre a modernização do RH do Estado, sob uma ótica jurídica, e a partir da análise de problemas da realidade e das propostas concretas. Saiba mais aqui.


Mulheres protagonistas na educação

O Censo Escolar de 2022 revelou um protagonismo feminino na educação básica do país. Um levantamento mostra que, entre os ocupantes de cargos de gestão, 80,7% são mulheres. Confira aqui.
 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais pessoas e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
Youtube
Youtube
Site
Site
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
Spotify
Podcast
Facebook
Facebook
 
 
Você esta recebendo esta mensagem porque se cadastrou em nosso mailling. Caso deseja sair acesse este link {{Unsubscribe}}