Veja este e-mail em seu navegador

 

Pessoas à Frente: Ontem, hoje e amanhã

 
Olá, esperamos que esteja tudo bem com você.

Estamos deixando 2022 para trás, mas levamos para 2023 as experiências, conhecimentos e as vitórias deste ano. Tudo isso servirá de base para darmos os próximos passos. Com o foco no que mais importa - as pessoas - seguimos em frente para construir uma sociedade mais justa e menos desigual com melhores serviços e políticas públicas para todas e todos os brasileiros.

A Secretaria Executiva do Movimento Pessoas à Frente agradece por caminhar conosco em 2022 e deseja um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações e esperança!

Uma ótima leitura!
 

UM ANO DE DESAFIOS, ESTREIAS E DEDICAÇÃO


2022 foi um ano de muita dedicação, superação e estreias! Desde o início do ano, o Movimento Pessoas à Frente realizou encontros, construiu diretrizes para os principais desafios da gestão de lideranças no país, buscou diálogo com parlamentares e com a sociedade e ampliou o alcance de suas propostas com diversos setores.

Estivemos comprometidos com a nossa pauta e com a missão de sensibilizar cada vez mais atores da sociedade sobre a importância das pessoas na gestão pública. Por isso, lançamos uma carta compromisso assinada por candidatos aos governos estaduais; estreamos uma coluna opinativa na editoria Ponto Futuro, do Nexo Jornal; lançamos nosso podcast: Diálogos em Movimento; debatemos e construímos propostas de como promover maior diversidade, equidade e inclusão no serviço público; dentre outras ações.

Considerando um ano de tanta dedicação, queremos agradecer a todas as pessoas envolvidas, reafirmando nosso compromisso com a melhoria do Estado a partir das lideranças que atuam no serviço público. Porque o público é de todas e todos!

Nesta edição do boletim, traremos as últimas novidades de 2022. Em 2023, esperamos novos desafios e conquistas - e é claro, contamos com você na nossa empreitada!
 

DE OLHO NO FUTURO


Na última quinta-feira (08/12), a diretoria de Educação Executiva da Enap, em parceria com a Apolitical, promoveu o Global Trends - tendências globais para o desenvolvimento de lideranças públicas - com o objetivo de garantir um espaço de trocas e conexões de experiências de centros de liderança nacionais e internacionais. Diogo Lima, integrante da Secretaria Executiva do Movimento Pessoas à Frente, participou do evento. Clique aqui para conferir a gravação completa.
 

BRASIL É O PIOR PAÍS DA AMÉRICA LATINA EM IGUALDADE DE GÊNERO NO SETOR PÚBLICO


Essa foi a conclusão do estudo “Mulheres líderes no setor público da América Latina e do Caribe: lacunas e oportunidades”, publicado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de autoria de Sandra Naranjo Bautista, Mariana Chudnovsky, Luciano Strazza, Edgardo Mosqueira e Carmen Castañeda. No índice elaborado pelos especialistas, o Brasil está na última posição com apenas 18,8% de mulheres em posições de liderança no setor público, número que não chega à metade da média regional e distante da Guatemala, penúltima colocada, que tem 24,5% de mulheres líderes (foto). Para acessar o estudo completo, clique aqui.
 

DOCUMENTO DA OCDE DESTACA QUALIDADE DOS SERVIDORES PÚBLICOS BRASILEIROS

O sumário executivo lançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE): “Liderança e Capacidade no Serviço Público – Avaliação do Brasil”, traz recomendações ao país em temas como sistema de carreiras, contratos temporários e avaliação de desempenho. O Brasil se destacou pela qualidade dos servidores públicos federais e temas como: a Reforma do sistema de carreiras, fortalecimento da flexibilidade por meio dos contratos temporários e avaliação, gratificação e reconhecimento de desempenho e talento foram elencados como prioritários. Confira aqui.
 

FOCO EM GENTE

Para Guilherme Coelho, fundador e conselheiro da República.org, o maior ativo do Estado são as pessoas que nele trabalham. Em artigo publicado este mês no jornal O Globo, ele destaca o papel da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal (SGP) para a reorganização do governo federal e a importância do debate sobre Gestão de Pessoas, um tema que vem ocupando diferentes espaços — como comprovam as edições recentes do fórum do Consad e da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty, onde a Casa República recebeu escritores com carreira no setor público, como Annie Ernaux e Itamar Vieira Jr. Acesse aqui e leia o artigo completo.
 

INOVAÇÃO ABERTA

Leia o artigo "Inovação Aberta no desenvolvimento e compartilhamento de sistemas internos da Administração Pública: A abertura de código do Sistema Transforma Minas" e conheça a experiência do Transforma Minas. Em atividade desde 2019, o Sistema é uma ferramenta de suporte à realização de processos seletivos para lideranças públicas, com o intuito de recrutar pessoas por mérito e competência. A plataforma funciona como software livre: com a abertura do código, qualquer governo pode instalar gratuitamente a plataforma. O projeto tem o objetivo de disponibilizar a estados e municípios uma ferramenta gratuita para facilitar a implementação de processos inovadores de recrutamentos por órgãos e entidades do setor público, bem como auxiliar na modernização das áreas de recursos humanos. O artigo é assinado pelos assessores de Tecnologia da Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais: Giuliano Marques, Cristiano Barros, Romão Ferreira e Ana Luiza Gusmão.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) é a responsável por gerir o programa, que conta também com apoio técnico e conhecimento especializado da parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org.
 

INOVAÇÃO: CENTRAL VETOR LANÇA ÁREA DE RECRUTAMENTO PARA GESTORES DOS GOVERNOS

A Vetor Brasil lançou uma nova área na plataforma Central Vetor. Agora, além da abertura para o cadastramento de currículos de candidatos, há uma nova área para cadastro de recrutadores. Esse é mais um passo na direção de promover o encontro entre oportunidades de trabalho nos governos e pessoas interessadas em atuar com impacto social no setor público. Através da ferramenta, pessoas recrutadoras nos governos municipais, estaduais e federal poderão realizar buscas ativas por meio de filtros, que vão ajudar a evidenciar perfis adequados às competências exigidas para a vaga. Para saber mais e se cadastrar como candidato ou recrutador, acesse.
 

Diálogos em Movimento #06: Pessoas no setor público: o que temos e para onde vamos? Uma perspectiva para 2023. O último episódio da primeira temporada do Diálogos Podcast está imperdível! Nosso apresentador João Caleiro conversou com Tiago Mitraud, Deputado Federal eleito pelo Partido Novo de Minas Gerais e líder da bancada do NOVO na Câmara dos Deputados em 2022, formado em Administração pela UFPR e pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Harvard Business School, Professor Israel Batista, também Deputado Federal, cientista político (UNB) e mestre em Políticas Públicas e Governo, e Clarissa Malinverni, gerente de impacto na Fundação Lemann e integrante do Movimento Pessoas à Frente, formada em ciências sociais e mestre em administração pública, atua há 15 anos no terceiro setor, sempre em parceria com governos. Confira aqui o episódio completo e compartilhe!

Diálogos em Movimento EP #05: Por que devemos aumentar a diversidade no setor público? Assista agora mesmo e reflita conosco sobre caminhos e futuros possíveis para que o setor público seja mais diverso, efetivo e inclusivo. O apresentador João Caleiro conversa com 3 convidados incríveis: Amanda Moreira, especialista em Gestão Pública, integrante do time de Articulação e Mobilização da Fundação Lemann e integrante da Secretaria Executiva do Movimento Pessoas à Frente, onde tem se dedicado aos temas de Diversidade e Inclusão em governos; Bruno Simões, analista de políticas públicas e gestão governamental da Prefeitura de São Paulo, administrador e também especialista em gestão pública, e Giovani Rocha, cofundador e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Mahin consultoria antirracista, economista e mestre em Administração com foco em Governo, Instituições e Políticas Públicas. Este bate-papo está disponível no canal do youtube do Movimento Pessoas e nas principais plataformas de áudio. Confira aqui o episódio completo e compartilhe!
 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais pessoas e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
Youtube
Youtube
Site
Site
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Podcast
 
 
 
 
 
Copyright © {{Current_Year}}.
Todos os direitos reservados.


Quer mudar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista.