Veja este e-mail em seu navegador

 

PARA LEVAR MAIS COR AO SERVIÇO PÚBLICO✊🏿

 
Olá, esperamos que esteja tudo bem com você.

Neste mês de novembro, em que comemoramos no dia 20 o dia nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, preparamos um boletim especial que traz como temática diversidade e inclusão no serviço público.

Pessoas negras e pardas representam mais da metade da sociedade, com 56% da população, e mulheres são também maioria representando 51,8% da população, mas, infelizmente, esta realidade é totalmente diferente ao olhar para as pessoas que ocupam os cargos de liderança no serviço público: temos pouquíssima representatividade.

Dados do IPEA de 2020 apontam a sub-representação das pessoas negras no serviço público e ainda a diminuição da presença de pessoas negras conforme o aumento da senioridade dos cargos de liderança da administração federal. Por isso uma de nossas lutas tem sido diminuir a disparidade entre brancos e negros no serviço público.

Para tanto, convidamos você a refletir conosco sobre outros caminhos e futuros possíveis para que o setor público seja mais diverso, efetivo e inclusivo. Também trazemos algumas novidades como o Guia de Transição de Governos.

Uma ótima leitura e reflexão!
 

LIDERANÇAS E DIVERSIDADE


O quarto seminário da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), aconteceu na última segunda-feira (21/11) no Consad Express e teve em sua programação o painel sobre Políticas para Lideranças e Diversidade. A atividade contou com a participação Daniel Gerson (OCDE), Diogo Lima (Republica.org e Movimento Pessoas à Frente); Amanda Moreira (Movimento Pessoas à Frente) e Patrick Borbey (Comissão do Serviço Civil Canadense) e discutiu as experiências dos países membros da OCDE na temática, trazendo dados para os novos eleitos principalmente na esfera executiva. Ficamos muito felizes em termos marcado presença nesta importante atividade! Para saber mais, clique aqui.

Outro marco no desenvolvimento e busca por uma gestão pública mais eficiente e com impacto na vida dos cidadãos, foi o lançamento do Guia de Transição de Governo, produzido pelo Consad. Disponível também em formato de ebook, a obra aborda oito eixos centrais: transição de governo, transformação digital, gestão de pessoas, compras públicas, gestão do patrimônio, concessões e PPPs, ciência de dados e escolas de governos. O Book de Transição reúne ainda cases e experiências dos estados brasileiros nas mais diferentes áreas,buscando comunicar aos gestores públicos sobre as políticas que funcionam e já foram implantadas em anos anteriores. Quer conhecer o Book na íntegra? Acesse aqui.
 

ESTAMOS CONSTRUINDO RECOMENDAÇÕES PARA EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL DE LIDERANÇAS NO SETOR PÚBLICO

Para progredir rumo à boa gestão de pessoas, com potencial de transformação do estado, precisamos de lideranças mais diversas. Somente uma administração pública plural, com lideranças aptas, bem preparadas e com as condições necessárias para gerir suas equipes pode ofertar serviços e políticas que atendam a todos. Esse é um dos temas mais relevantes para nós, do Movimento Pessoas à Frente. E não estamos apenas na teoria: nosso GT de diversidade está construindo um documento de recomendações para que os governos promovam equidade étnico-racial com foco nas lideranças do setor público. O documento trata de critérios de atração e seleção com foco na promoção da diversidade étnico racial e será lançado em janeiro.
 

15 PROJETOS QUE PODEM AJUDAR O BRASIL A SUPERAR O RACISMO

Saiba como o Congresso Nacional pode colocar o Brasil no caminho para a superação do racismo. Conheça os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional nesta matéria publicada recentemente na Uol aqui.
 

COMO INCLUIR PESSOAS NEGRAS NOS QUADROS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO BRASILEIRO?

• Quais os desafios impostos? Há experiências positivas no serviço público brasileiro? As comissões de heteroidentificação estão ajudando? Essas são questões muito discutidas quando falamos em diversidade no setor público. Por aqui, no Movimento Pessoas à Frente, acreditamos que um serviço público diverso pode trazer diferentes experiências de vida e ajudar o Estado a prestar seus serviços da melhor forma para a sociedade. Leia o artigo que Maria Aparecida Chagas, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Doutora em Sociologia e Mestre em Educação escreveu para o Republica.org aqui.

• “Promover a igualdade racial na gestão pública impulsiona um ciclo virtuoso de políticas voltadas para os mais vulneráveis: profissionais públicos diversos, bem preparados e representativos da população brasileira irão elaborar e implementar políticas públicas para a parcela mais vulnerável da população. Com isso teremos a tão sonhada redução das desigualdades estruturais, com promoção real de políticas antidiscriminatórias.” Escreveu Denise Silva, Gerente de diversidade, equidade e inclusão do Vetor Brasil, em um recente artigo publicado. Para acessar o texto completo, clique aqui.
 

O QUE NÃO PODE FALTAR NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO?

Uma transição bem-feita depende da formação de equipes e da gestão de pessoas no serviço público. Aqui você lê o artigo escrito por Renata Vilhena, integrante da governança do Movimento Pessoas à Frente, e Bruno D’Abadia, para o Nexo Jornal.
 

UM MOMENTO DECISIVO PARA O PAÍS

Ainda sobre transição de governo, Francisco Gaetani, professor da Ebape-FGV, presidente do Conselho de Administração do República.org e integrante do Movimento Pessoas à Frente traz em seu artigo para o Congresso em Foco uma abordagem interessante sobre o tema. Aqui, ele reflete sobre como o país tem muito a ganhar ou a perder conforme a transição se desenvolve e destaca o papel fundamental das instituições para atuar de forma construtiva nesse processo.
 

TER UM ESPAÇO SEGURO PARA COMETER ERROS E APRENDER COM ELES

O engajamento no setor público impacta diretamente na saúde e na produtividade do profissional, e consequentemente na qualidade do serviço entregue a população. Neste estudo, que relata formas de engajar o colaborador, é exposto como um ambiente que permite erros e aprender com eles é um ponto forte para as organizações melhorarem seu desempenho e elevar os níveis de engajamento no serviço. Conheça mais sobre o assunto e como aplicá-lo no setor público. Confira aqui a pesquisa na íntegra e aqui a tradução.
 

FALANDO NISSO

ERRAMOS: Em nosso boletim de outubro, informamos que a representação indígena aumentou na bancada feminina da Câmara dos Deputados após a eleição de três mulheres indígenas. Entretanto, foram quatro parlamentares. São elas: Célia Xakriabá (PSOL-MG), Juliana Cardoso (PT-SP), Sônia Guajajara (PSOL-SP) e Silvia Waiãpi (PL). Vale lembrar que também foi eleito o deputado Paulo Guedes (PT), totalizando 5 representantes indígenas na Câmara como podemos conferir aqui.
 

Confira as dicas para sentar e escutar. Podcasts especiais para entender a questão racial no país.

JORNALISMO ANTIRRACISTA

Fundado em 2018 pela jornalista Thais Bernardes, o Noticia Preta é um portal de notícias antirracista e uma escola de formação de Comunicadores antirracistas. A iniciativa é conduzida por profissionais, estudantes e comunicadores negros(as) que acreditam que, através da comunicação e da educaçāo, é possível ter uma sociedade mais justa e com equidade racial. Conheça aqui.
 

ECOS ANTIRRACISTAS | PROJETO REVÊ TRAJETÓRIA DO PAÍS SOB OLHAR AFROCENTRADO

Com um olhar afrocentrado, o projeto Querino mostra como a História explica o Brasil de hoje. Com material em texto e em áudio foram feitas entrevistas que resultaram em publicações inéditas lançadas em agosto de 2022. Conduzido por uma equipe majoritariamente negra, o projeto Querino tem idealização e coordenação do jornalista Tiago Rogero. Acesse aqui.
 

DIÁLOGOS EM MOVIMENTO #04: “APAGÃO DAS CANETAS? OS DESAFIOS DA SEGURANÇA JURÍDICA NA GESTÃO PÚBLICA”

Com a presença de Inês Coimbra, Procuradora-geral do Estado de São Paulo, advogada e mestre em direito administrativo pela PUC/SP e Vera Monteiro, Professora da FGV/SP, mestre em direito pela PUC/SP, doutora em direito pela USP e integrante do Comitê de Governança do Movimento Pessoas à Frente. Confira aqui.
 

DIÁLOGOS EM MOVIMENTO #03: “SERVIDOR PÚBLICO NO CENTRO DO DEBATE: COMO TRANSFORMAR O ESTADO A PARTIR DAS PESSOAS?”

O bate-papo contou com a participação de Iracema Castelo Branco, economista, servidora pública, Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Rio Grande do Sul, integrante do Grupo de Trabalho de Gestão de Pessoas do CONSAD; Humberto Falcão, professor da Fundação Dom Cabral e integrante do comitê de governança do Movimento Pessoas à Frente, e Rudinei dos Santos Marques, auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), Presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e integrante da governança do Movimento Pessoas à Frente. Confira aqui o episódio.
 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais pessoas e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
Youtube
Youtube
Site
Site
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
LinkedIn
Podcast
 
 
 
 
 
Copyright © {{Current_Year}}.
Todos os direitos reservados.


Quer mudar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista.