Veja este e-mail em seu navegador

 

Pelo compromisso com uma gestão de lideranças mais efetiva no setor público

 
Olá, esperamos que este e-mail te encontre bem!

Esse mês, trazemos algumas novidades do Movimento! Para este período eleitoral, o Comitê de Eleições do Movimento construiu uma carta compromisso com propostas sobre atração, seleção, desenvolvimento e retenção das pessoas mais aptas e preparadas para superar os desafios do setor público, para que os principais candidatos aos governos estaduais se comprometam durante a transição de seus governos. A outra novidade é que este mês também estreamos uma coluna mensal no Nexo Jornal. Estamos muito felizes com esse espaço, fundamental para qualificarmos ainda mais o debate sobre lideranças e gestão de pessoas no setor público. A coluna fará parte da nova editoria do Nexo: “Ponto Futuro”, que tem o objetivo de entender o hoje para transformar o Brasil e o mundo nos próximos anos. Além disso, como de costume, também trazemos exemplos de boa gestão em prática e referências de leituras com as nossas pautas prioritárias. Boa leitura e até mês que vem!

Um abraço!
 

CARTA COMPROMISSO: POR UMA GESTÃO DE LIDERANÇAS MAIS EFETIVA NO SETOR PÚBLICO!

Lideranças são fundamentais para a transformação profunda que a gestão pública brasileira precisa. Com profissionais mais aptos ocupando posições estratégicas de liderança, será possível entregar serviços e políticas de qualidade aos cidadãos. É preciso garantir que essas lideranças tenham, além de afinidade com a visão expressa pelo candidato eleito, conhecimento técnico e competências gerenciais para ocupar posições cruciais na máquina pública. Diante desse contexto, o Movimento Pessoas à Frente pede o compromisso dos candidatos aos governos estaduais com propostas que possam avançar na atração, garantindo a adoção de processos de pré-seleção, avançar em modelos de seleção, implementar processos de gestão de desempenho dos dirigentes públicos, investir no desenvolvimento das lideranças e na retenção das pessoas mais aptas e preparadas para superar os desafios do setor público. Confira a carta compromisso completa e suas propostas aqui.
 

COLUNA DO MOVIMENTO NO NEXO: ELEIÇÕES: UM MOMENTO PARA REPENSAR A GESTÃO PÚBLICA COMO UM TODO

“Os governos querem promover melhorias, mas negligenciam o recurso mais precioso do Estado: as pessoas.” O primeiro artigo do Movimento para a coluna mensal do Nexo Jornal traz um tema super atual e importante: o período eleitoral como oportunidade para repensar a gestão pública como um todo. Trazemos exemplos de como o Brasil pode aprender com outros países formas melhores de fazer a seleção das pessoas que ocupam os cargos de liderança nas equipes dos governos e como a valorização das pessoas que atuam no setor público é fundamental para que tenham serviços e políticas públicas mais efetivas para a sociedade. Confira o artigo aqui.
 

E SE QUEREMOS REPENSAR A GESTÃO PÚBLICA COMO UM TODO, PRECISAMOS FALAR DE DIVERSIDADE NO SETOR PÚBLICO!

No Brasil, 56% das pessoas se declaram negras, embora não seja possível encontrar esta mesma proporção em ambientes de trabalho. No Executivo federal, apenas 35% dos servidores se declaram pretos ou pardos. A desproporção se acentua em cargos de direção, com 65% dos postos de nível superior ocupados por brancos. O índice é ainda pior em algumas carreiras, como a de procurador federal, com 80% de pessoas brancas. Em algumas carreiras, o índice é ainda pior, como a de procurador federal, com 80% de pessoas brancas. Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) traz um panorama atual e propostas para o aprimoramento da promoção da diversidade no setor público. Leia a matéria completa aqui, no site do Movimento.
 

GESTÃO DO DESEMPENHO DE ORGANIZAÇÕES E FUNCIONÁRIOS ALAVANCA PRODUTIVIDADE

O Estado de que o Brasil precisa deve investir em seu quadro de funcionários, com o objetivo de desenvolver sua capacidade de produzir resultados e realizar entregas melhores e mais eficientes para a sociedade. Para isso, é preciso recrutar melhor por meio de concursos públicos, contratações simplificadas e provisão de cargos de confiança. É por isso que o Movimento Pessoas à Frente vem abrindo espaço para práticas inovadoras, com a incorporação de ferramentas de recrutamento modernas e aderentes às necessidades das organizações públicas. Para saber mais, confira o artigo do professor da FGV, presidente do Conselho de Administração do República.org e integrante do Comitê de Governança do Movimento, Francisco Gaetani, para a Folha de SP aqui.
 

REPÚBLICA.ORG LANÇA DOCUMENTO COM DIRETRIZES PARA MELHORIAS NO SERVIÇO PÚBLICO

A República.org lançou o documento “Propostas para fortalecer a capacidade administrativa dos governos (2023-2026”). A publicação, focada na gestão de pessoas, orienta os futuros governos na implementação de políticas e boas práticas para aprimorar a gestão de servidores públicos nos próximos quatro anos. Por aqui, também seguimos defendendo a importância da valorização das pessoas que atuam na entrega dos serviços essenciais. Confira o documento, que conta com referências ao Movimento no documento em diversos momentos aqui.
 

BRDE LANÇA LINHA DE CRÉDITO PARA REDUZIR DESIGUALDADES E ROMPER COM PRECONCEITOS DE RAÇA E COR

Depois de lançar um programa de crédito para mulheres donas de negócios, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) acaba de aprovar uma linha de financiamento para reduzir desigualdades sociais e romper com os preconceitos de raça e cor, o programa BRDE Equidade. Saiba mais aqui.
 

PRECISAMOS FALAR MAIS SOBRE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO

A agenda de pessoas no setor público é necessária e de alto impacto para o Brasil! Estamos falando sobre o papel dos profissionais que tornam concretas as propostas de governos eleitos e enfrentam os grandes desafios do país. “Pessoas bem selecionadas carregam em si a capacidade de resolver desafios complexos a partir de soluções inovadoras e, por isso, são potenciais vetores de transformação no setor público.” Confira o artigo completo da Joice Toyota, CEO do Vetor Brasil e integrante do Comitê de Governança do Movimento, para a Folha de SP aqui.
 

POR UMA LEI NACIONAL DO CONCURSO PÚBLICO

A Constituição determina a realização de concursos públicos para empregos e cargos públicos efetivos. Eles podem melhorar a qualificação do funcionalismo público, mitigar influências políticas, proteger contra a corrupção e motivar quem tem vocação pública. Para saber mais, vale a pena conferir o artigo escrito por Carlos Ari Sundfeld, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e Conrado Tristão, coordenador executivo do Núcleo de Inovação da Função Pública da SBDP, sobre o Projeto de Lei que prevê a modernização dos concursos públicos no Brasil. Confira o artigo no Estadão aqui.
 

FUNCIONÁRIOS INSATISFEITOS CUSTAM US$ 7,8 TRILHÕES NO MUNDO

A pesquisa da Gallup mostra que a satisfação no trabalho está em queda em todo o mundo. Funcionários não engajados custam caro, cerca de US$ 7,8 trilhões em perda de produtividade global, e produzem menos. Uma das soluções que defendemos são iniciativas que estimulem os profissionais para que atuem satisfeitos e engajados e, consequentemente, tenhamos melhores serviços públicos prestados. Leia mais aqui.
 

WEBCAFÉ GESTÃO PÚBLICA | FDC - TRANSIÇÃO DE GOVERNO: FORMAÇÃO DA NOVA EQUIPE

A garantia de um corpo técnico estratégico, apto e eficiente para enfrentar os desafios do período de transição entre governos é fundamental para a qualidade das políticas e serviços que impactam cada um de nós, para a estabilidade institucional e para a confiança junto à sociedade. Para debater a Formação da Nova Equipe de Governo, o Web Café da Fundação Dom Cabral Gestão Pública contou com a participação de Renata Vilhena e Caio Marini, professores da FDC, e Clarissa Malinverni, gerente de lideranças para o setor público da Fundação Lemann. O debate ficou gravado aqui.
 

GLOBAL GENDER GAP TRAZ DADOS SOBRE DIFERENÇAS DE GÊNERO EM CARGOS DE LIDERANÇA

Vale a pena conferir o relatório Global Gender Gap, produzido pelo Fórum Econômico Mundial! O capítulo 2.4, em especial, trata sobre as diferenças de gênero em cargos de liderança, por setor, trazendo dados e gráficos interessantes. De acordo com levantamento, há um aumento global da participação das mulheres em cargos de liderança nos últimos cinco anos (2017 - 2022). Confira o relatório completo aqui.
 

PERCEPÇÕES SOBRE GESTÃO DO DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO

A Revista do Serviço Público, da Enap, traz uma edição especial sobre Inovação e Modernização Administrativa para os Estados. Os artigos foram avaliados e escolhidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad). Saiba mais sobre os impactos acadêmicos e práticos que visam contribuir para a melhoria da gestão pública brasileira; confira as percepções sobre gestão do desempenho no setor público, produzidos por Humberto Martins e Renata Vilhena, ambos da Fundação Dom Cabral, aqui.
 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais pessoas e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
 
 
 
 
 
Copyright © {{Current_Year}}.
Todos os direitos reservados.


Quer mudar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista.