Veja este e-mail em seu navegador

 

Por uma nova Política Nacional de Lideranças em Governos!


 
Olá, esperamos que este e-mail te encontre bem!

Esse mês, destacamos o documento “Propostas para uma Política Nacional de Lideranças em Governos”, que lançamos no dia 08 de junho (foto). Após 11 encontros do nosso Grupo de Trabalho de Lideranças, fruto de um trabalho colaborativo, o documento traz propostas para atração, recrutamento e seleção, desempenho e desenvolvimento e governança de políticas para lideranças. Além disso, no boletim deste mês também trazemos exemplos de boa gestão em prática, cursos, eventos e processos seletivos abertos pelo Brasil e referências de leituras. Aproveite!
 

PROPOSTAS PARA UMA POLÍTICA NACIONAL DE LIDERANÇAS EM GOVERNOS

O Movimento Pessoas à Frente lançou um documento com propostas para uma Política Nacional de Lideranças em Governos. Participaram dessa construção representantes do Governo Federal, governos estaduais, da academia, sindicatos, organizações do terceiro setor, de órgãos de controle e parlamentares. Confira o documento com diretrizes para os principais desafios da gestão de lideranças no país aqui.
 

GESTORES PÚBLICOS NO BRASIL ESTÃO SE SENTINDO PARALISADOS

Servidores e gestores do setor público vem alertando sobre os efeitos causados ​​pelo “apagão das canetas”: a paralisação generalizada do Executivo, fruto do temor e insegurança causados por sanções indevidas aplicadas pelos órgãos de controle. O tema está no topo da agenda de pesquisa de Vera Monteiro, professora da Fundação Getúlio Vargas. Confira a matéria completa aqui.
 

GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL PERMITE DESLOCAMENTO INTERNO DE SERVIDORES COM FOCO NA ANÁLISE DE PERFIL E COMPETÊNCIAS

Os servidores ou empregados públicos do governo do Rio Grande do Sul com interesse em buscar novas oportunidades de trabalho em diferentes unidades do Estado podem se inscrever em algumas das vagas disponíveis no Edital publicado no Diário Oficial. O Projeto Movimenta RS permite o deslocamento com foco na análise de perfil e competências. O projeto é coordenado pela Divisão de Gestão de Pessoas por Competências (DComp), vinculada ao Departamento de Gestão de Pessoas do Estado (Degep) da Subsecretaria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Saiba mais aqui.
 

CONHECE AS MULHERES DA ALTA GESTÃO DO BUTANTAN?

O grupo reúne gestoras do Butantan em iniciativas para combater os vieses cognitivos que impedem as mulheres de avançar e criar ferramentas para tornar o Butantan um ambiente mais igualitário para todas e todos. O objetivo é o de ver cada vez mais mulheres em posições de liderança. Saiba mais aqui.
 


PEOPLEGOV INTERNATIONAL CONFERENCE

O People in Government Lab, da Universidade de Oxford, abriu a oportunidade de convidarmos a nossa rede para a PeopleGov International Conference - Perspectivas globais sobre o futuro do serviço público, que será realizada on-line no dia 15 de julho, das 13h às 16h. A Conferência irá explorar como o COVID-19 transformou o serviço público em todo o mundo, quais lições foram aprendidas e como os governos devem estar se preparando para o futuro em termos de trabalho híbrido e flexível, novas habilidades, liderança e adoção de tecnologia. Para participar, inscreva-se aqui.
 

EVENTO GOVERNOS | PESSOAS: VETORES DE TRANSFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

O evento acontecerá no dia 29/06, às 14h30, e tem o objetivo de pensar os desafios enfrentados pela gestão pública em potencializar o desenvolvimento de pessoas em seus times, para debater soluções, desafios e oportunidades na gestão estratégica de pessoas em governos municipais e estaduais. A atividade será online, exclusiva e gratuita para governos e as vagas são limitadas. Inscreva-se aqui.
 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SUBMISSÕES DE TRABALHOS PARA O IX ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Estão abertas até o dia 01 de julho as inscrições para para submissão de artigos, relatos técnicos e casos de ensino para o IX Encontro Brasileiro de Administração Pública. São 24 oportunidades de temas na Administração Pública. O evento irá ocorrer na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, de 05 a 07 de outubro, em formato presencial e virtual, com a temática sobre a Agenda Governamental de Estado: refletindo proposições para o Brasil. Você pode saber mais e submeter seu trabalho aqui.
 

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - TRAINEE E RESIDÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA 2023

O Vetor Brasil está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Unificado - Trainee e Residência em Gestão Pública 2023. Essas são oportunidades para quem já é profissional público ou quer se tornar um. Podem se inscrever pessoas de qualquer área de especialização. Os selecionados poderão trabalhar em projetos transformadores em todas as regiões do país. Os programas duram de 12 a 24 meses após aprovação no processo seletivo. Saiba mais e inscreva-se aqui.
 

CAPACITA GOV BR OFERECE CURSOS GRATUITOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Para impulsionar a digitalização de serviços públicos, o governo federal lançou o programa Capacita Gov.br que reúne cursos e certificações gratuitas sobre transformação digital. Voltados, principalmente, para profissionais de órgãos da União, dos estados e municípios, o novo ambiente reúne 74 cursos desenvolvidos em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Atualmente, há seis novos cursos com inscrições abertas. Saiba mais aqui.
 

CONFERÊNCIA SOBRE ARQUITETURA DO GOVERNO NA ÁFRICA DO SUL

A conferência Arquitetura do Governo, organizada pelo grupo de reflexão Governo e Políticas Públicas em parceria com o Financial Mail, explora o potencial do governo Sul Africano para cumprir melhor seus objetivos. Contará com a participação de acadêmicos, profissionais e líderes políticos internacionais nas áreas de governança, política e políticas públicas, entre eles Achille Mbembe, Trevor Manuel, Angela Stent, Busani Ngcaweni, Yamini Aiyar, Hsu Huang, Omano Edigheji, Cibele Franzese e Barbara Nunberg. Saiba mais aqui.
 

REPÚBLICA EM NOTAS

A coluna da Republica.org traz textos sobre diversos temas do serviço público brasileiro, escrita por um conjunto de profissionais de várias áreas da administração pública. Neste boletim, destacamos duas notas. A primeira trata sobre a valorização do servidor público e partir da perspectiva de especialistas e a outra é sobre o perfil racial na administração pública, uma outra variável a ser incorporada nas metodologias de planejamento da força de trabalho.
 

PARA ALÉM DA PEC 32, CONGRESSO PODE APROVAR MUDANÇAS QUE MELHORE O SERVIÇO PÚBLICO

Para além da tramitação da PEC 32 no Congresso Nacional, conhecida como PEC da Reforma Administrativa, há mudanças que podem ser feitas com Lei, sem a necessidade de emendas à Constituição. Alguns exemplos são: o aprimoramento de metas e avaliações de desempenho dos servidores; a reestruturação das carreiras; a modernização dos concursos públicos e o fim dos salários que excedem o teto remuneratório constitucional. O deputado federal Tiago Mitraud, que também faz parte do comitê de governança do Movimento Pessoas à Frente, publicou um artigo no Congresso em Foco sobre o assunto, confira aqui.
 

CURADORIA COLABORATIVA TEMÁTICA DO LA-BORA! GOV: FEEDBACK E ESCUTA PROFUNDA

Vale a pena conferir o espaço colaborativo do LA-BORA! GOV! O mural traz indicações de conteúdos relevantes sobre Comunicação Não Violenta, Feedback e Escuta Profunda. Você também pode colocar suas indicações sobre o tema no mural, é só abrir o link aqui e clicar em +, no canto inferior direito.
 

CAMINHOS JURÍDICOS PARA REFORMAR A GESTÃO PÚBLICA

Carlos Ari Sundfeld, professor titular da FGV Direito SP, publicou um artigo no jornal O Globo sobre os caminhos jurídicos para a reforma jurídica da gestão pública. Ele acredita que, se o Brasil der sorte, caberá ao novo governo cuidar do tema debatendo as possíveis prioridades de reforma administrativa, alternativas normativas e erros jurídicos a evitar. Leia o artigo completo aqui.
 

“ASSÉDIO INSTITUCIONAL NO BRASIL: AVANÇO DO AUTORITARISMO E DESCONSTRUÇÃO DO ESTADO”

Guilherme Coelho, fundador República.org, publicou um artigo na Folha de SP em que traz o recentemente lançado livro "Assédio Institucional no Brasil: Avanço do Autoritarismo e Desconstrução do Estado". Um dos casos denunciados é o de servidores da Anvisa, que tiveram seus nomes expostos ao público por seguirem normas internacionais favoráveis à aplicação de vacinas contra a Covid em crianças. Confira o artigo aqui.
 

JÁ CONHECE O PUBLIC SERVICE LEADERSHIP INSTITUTE?

O instituto é a principal fonte de programas, políticas e perspectivas de liderança de serviço público. Os principais eixos são: unificar em torno de um padrão de liderança; desenvolver líderes eficazes e ampliar a importância da liderança no serviço público. O objetivo é reforçar a experiência do instituto e colaborar na construção de um governo melhor e uma Democracia mais forte. Saiba mais aqui.
 

PRESENÇA DE MILITARES EM CARGOS E FUNÇÕES COMISSIONADAS DO EXECUTIVO FEDERAL

O Ipea lançou uma nota técnica preliminar sobre a “Presença de militares em cargos e funções comissionadas do Executivo federal”. O documento foi produzido pela técnica de planejamento e pesquisa na diretoria de estudos e políticas do Estado, das instituições e da Democracia do Ipea (Diest), Flávia de Holanda Schmidt. No documento, são apresentadas estatísticas que permitem, de forma inédita, observar a trajetória da presença desse grupo especial de servidores na ocupação de cargos no Executivo Federal entre os anos de 2013 e 2021. Confira aqui.
 

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA REMUNERAÇÃO DE MPS - MAIO/2022

Após avaliar a transparência das remunerações no Judiciário, a Transparência Brasil se debruçou sobre os dados dos Ministérios Públicos (MPs) estaduais, como parte do projeto DadosJusBr. Foi constatado que a transparência de remuneração dos MPs estaduais é prejudicada pela falta de padrões e descompromisso com dados abertos. Confira o relatório completo aqui.
 

PALESTRA: A EXPERIÊNCIA DO SERVIDOR COMO FATOR DETERMINANTE PARA A MELHORIA DAS ENTREGAS À SOCIEDADE

Vale a pena conferir a palestra da psicóloga e fundadora do LA-BORA! gov, Luana Faria, sobre "A experiência do servidor como fator determinante para a melhoria das entregas à sociedade". O encontro virtual fez parte da programação da 1ª Semana de Inovação da ESMPU, promovida pelo InovaEscola, o Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União. Assista aqui.
 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais pessoas e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
 

CONHEÇA O MOVIMENTO PESSOAS À FRENTE

Você ainda não nos segue nas redes sociais? Somos um grupo suprapartidário que acredita na pluralidade e trabalha coletivamente para estabelecer um novo paradigma de gestão de pessoas no setor público. Nossa missão é desenhar estratégias que preparem gestoras e gestores públicos para o Brasil do futuro. Promovemos o diálogo, somamos visões e elaboramos propostas concretas para entregar à sociedade brasileira o que ela merece: políticas e serviços públicos efetivos. Conheça o Movimento Pessoas à Frente, siga-nos nas redes e assine nossa newsletter. Assim, você ficará sempre por dentro de nossas atividades.

Facebook
https://www.facebook.com/movimentopessoasafrente

Instagram
https://www.instagram.com/movimentopessoasafrente/

LinkedIn
https://www.linkedin.com/company/movimentopessoasafrente/

Assine a newsletter
https://movimentopessoasafrente.org.br/saiba-mais/
 
Assine a newsletter
 
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
 
 
 
 
 
Copyright © {{Current_Year}}.
Todos os direitos reservados.


Quer mudar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista.