Veja este e-mail em seu navegador

 

Boletim nº 19

28 de janeiro de 2022.
 
Olá,
 
Iniciamos as atividades do Movimento com o nosso boletim de janeiro de 2022. O destaque de início do ano fica por conta das iniciativas dos estados de Sergipe e Minas Gerais, que realizaram grandes mudanças em processos de seleção de lideranças e também da ENAP, com o lançamento do programa "Líderes que Transformam".

Além disso, trazemos iniciativas de veículos de comunicação, como o Nexo e a Folha, que estão abrindo espaço em suas editorias para tratar de iniciativas públicas relevantes para o povo brasileiro.

O ano promete ser agitado – com eleições e copa do mundo –, mas nem por isso vamos deixar de buscar as boas práticas para um melhor Estado.

Um bom ano a todas e todos!
 
 

DIVERSIDADE, REPRESENTATIVIDADE E DEMOCRACIA

A má qualidade e responsividade das instituições públicas acaba gerando uma menor confiança nas instituições públicas – e tais desconfianças não vêm apenas de traços culturais da sociedade brasileira. Essa é parte da análise feita pelos professores Francisco Gaetani e Gabriela Lotta, integrantes do Movimento, em artigo no Estadão, analisando a pesquisa do Datafolha realizada em 2021 sobre a percepção dos brasileiros frente aos serviços públicos.
 
Leia a íntegra
 

PESSOAS SÃO O PRINCIPAL RECURSO DO SETOR PÚBLICO

O Nexo Jornal publicou – e deixou o acesso livre em seu site – o trabalho realizado pela Universidade de Duke (EUA) e a consultoria Kayma, em parceria com a Vamos: o Guia de Engajamento no Setor Público. Fatores como erros honestos, clarezas de expectativa e ambiente acolhedor ajudam a alimentar o engajamento no setor público.

Baixe o guia aqui.
 
Leia mais
 

VIDA PÚBLICA É O NOVO ESPAÇO DA FOLHA SOBRE INICIATIVAS DO GOVERNO

Com o objetivo de avaliar e difundir as boas práticas públicas aplicadas em todo país por diferentes gestões, a Folha, em parceria com a República.org, lança um novo núcleo editorial: o Vida Pública. O espaço trará reportagens de iniciativas governamentais de qualidade e agentes públicos que se destacam por suas ações, levando à transformação e impacto positivo para a população.
 
Leia reportagem sobre o tema
 

NOVO MODELO DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM MINAS GERAIS

Lançado pelo governo de Minas Gerais em 2019, o Transforma Minasiniciativa para a mudança cultural na forma de selecionar e desenvolver lideranças no Estado, busca conferir inovação e transparência aos processos de seleção, com foco na melhoria da prestação dos serviços.

O programa atua em três frentes: Atração e Seleção, Desenvolvimento e Desempenho e Engajamento. Desde o seu lançamento foram realizados 223 processos seletivos e 213 profissionais foram nomeados para cargos estratégicos e de liderança nos órgãos e entidades do Executivo mineiro.
 
Para saber mais
 

SERGIPE APROVA REGRAS BÁSICAS PARA A SELEÇÃO DE DIRIGENTES PARA EDUCAÇÃO

O estado de Sergipe aprovou projeto de lei, de autoria do governo estadual, que estabelece regras básicas para a seleção de dirigentes de Diretorias de Educação e de Escolas da Rede Pública Estadual de Sergipe e estabelece outras prerrogativas na avaliação desta atividade. Pelas novas regras, já colocadas em vigor pelo Governo do Estado desde o início desta gestão, mas transformadas agora em lei, diretores e diretoras serão escolhidos via consultas públicas de provas, títulos e seleção.
 
Saiba mais
 

MULHERES SÃO MINORIAS EM CARGOS PÚBLICOS DE LIDERANÇA

Levantamento feito pelo Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad) mostra que, quando se trata de espaço de liderança para as mulheres, a realidade da sociedade brasileira também é refletida no setor público. Muito embora as mulheres tenham um nível de qualificação maior (91,7% têm ensino superior, frente aos 84,9% dos homens), apenas 14% das delas ocupam cargos de coordenação, diretoria, gerência e supervisão no setor público. “Incentivar e manter os quadros bem qualificados deve ser uma prioridade da gestão pública, e somente com o mapeamento destas disparidades é que conseguiremos superar a desigualdade que ainda perdura no setor público", afirma o presidente do Consad, Fabricio Marques dos Santos.
 
Leia reportagem sobre o tema
 

PROGRAMA LÍDERES QUE TRANSFORMAM

Com o objetivo de promover a seleção de lideranças, transparência, integridade e autonomia decisória, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promove um programa que reúne um conjunto de diretrizes, instrumentos e metodologias orientados à profissionalização dos processos seletivos de cargos em comissão. De acordo com Bruna Éboli, coordenadora-geral de Seleção e Certificação de Competências da Enap, “o objetivo central é contribuir para aprimorar a escolha dos profissionais ocupantes de cargos da alta gestão pública, a partir da adoção de processos prévios, claros e isonômicos de recrutamento e pré-seleção”.
 
Saiba mais e faça sua inscrição
 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais indivíduos e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
 

CONHEÇA O MOVIMENTO PESSOAS À FRENTE

Somos um grupo suprapartidário que acredita na pluralidade e trabalha coletivamente para estabelecer um novo paradigma de gestão de pessoas no setor público. Nossa missão é desenhar estratégias que preparem gestoras e gestores públicos para o Brasil do futuro. Promovemos o diálogo, somamos visões e elaboramos propostas concretas para entregar à sociedade brasileira o que ela merece: políticas e serviços públicos efetivos. Conheça o Movimento Pessoas à Frente e assine nossa newsletter. Assim, você ficará sempre por dentro de nossas atividades.
 
Assine a newsletter
 
 
A GAPP (Government and Public Policy) está oferecendo um período sabático de até 6 meses para um servidor sênior (governo federal, estadual ou municipal), recém-aposentado ou elegível para uma pausa de seu departamento, para que esta pessoa possa trabalhar em temas relacionados à reforma do serviço público: licitações, seleção e recrutamento, reduzir a corrupção, dentre outros, por exemplo. O ano sabático vem com uma bolsa para posterior divulgação e publicação do trabalho. Para mais informações, envie um e-mail para info@gapp-tt.org. As inscrições vão até 1 de fevereiro.
 
 
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
 
 
 
 
 
Copyright © {{Current_Year}}.
Todos os direitos reservados.


Você está recebendo este e-mail porque cadastrou-se em nosso site para receber nossos informativos.

Mantenha suas informações atualizadas.
Você pode ajustar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista