Veja este e-mail em seu navegador

 

Boletim Mês das Mulheres

 
Olá, tudo bem?

No mês de março celebrou-se o Dia Internacional das Mulheres (8M). A data comemorada mundialmente busca resgatar o histórico de lutas das mulheres por equalização de direitos e oportunidades, além de simbolizar o combate ao machismo e às desigualdades cumulativas de gênero ainda presentes em todas as estruturas e espaços da sociedade.

Neste contexto, quando voltamos nossas lentes para o ambiente da administração pública no Brasil, é evidente que ainda temos muito a percorrer para que as mulheres - em especial negras e indígenas - tenham igualdade de acesso a postos de liderança e de tomada de decisão, por exemplo.

Nós, do Movimento Pessoas à Frente, acreditamos na urgência desse debate e por isso preparamos esta edição especial do nosso boletim mensal, para que possamos refletir conjuntamente acerca do cenário e dos caminhos e políticas possíveis para a melhoria do ambiente de trabalho e para a valorização das mulheres que constroem cotidianamente a gestão pública brasileira.



Boa leitura!

Iracema Keila Castelo Branco
Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - RS
Membra do Movimento Pessoas à Frente

 

LIDERANÇAS FEMININAS QUE TRANSFORMAM E INOVAM NA GESTÃO PÚBLICA

Elas vieram para o setor público para inovar. Com o mesmo nome e impulsionadas pela mesma paixão por projetos com capacidade de impactar a sociedade, Bruna Santos, Diretora de Inovação, e Bruna Éboli, coordenadora-geral de Seleção e Certificação de Competências da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) interromperam suas trajetórias na iniciativa privada e em entidades do terceiro setor por uma causa: aperfeiçoar os processos seletivos abertos para cargos de liderança em órgãos públicos e expandir sua aplicação para todas as esferas de governo. Assim, nasceu o programa “Líderes que Transformam”, lançado no início de 2022. Leia a entrevista completa aqui.
 

MULHERES OCUPAM EM IGUALDADE OS CARGOS DE LIDERANÇA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) as mulheres ocupam em igualdade os cargos de liderança. Entre as 12 principais posições, seis são ocupadas pelo sexo feminino. As chefias da Secretaria Executiva, das Coordenadorias Pedagógica e de Gestão de Recursos Humanos, do Centro de Mídias SP (CMSP) e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (Efape), são guiadas por: por: Renilda Peres Lima, Viviane Cardoso, Cecília Cortez da Cunha Cruz e Bruna Waitman respectivamente, sendo que a última está à frente do CMSP e Efape. O resultado desse time majoritariamente feminino tem sido reconhecido nacionalmente, com indicações das lideranças para o Prêmio Nobel de Educação, por dois anos consecutivos. Para conhecer mais da história, veja a notícia completa aqui.
 

PARA APRENDER SOBRE GÊNERO E RELAÇÃO COM O CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Considerando o debate público acerca da necessidade de produção de estudos sobre o acesso de grupos minoritários a espaços da sociedade, o CEBRAP desenvolveu o curso “ação afirmativa e políticas públicas”, cujo objetivo principal concentra-se em apresentar um panorama das ações afirmativas em diferentes setores, tais como no ensino superior (graduação e pós-graduação), os concursos públicos, o mercado de trabalho privado, a política, entre outros. Serão abordados os principais conceitos, modalidades, grupos beneficiados, argumentos favoráveis e contrários, bem como aspectos legais e constitucionais. Ficou interessada/o/e? Saiba mais aqui.
 

IMPACTO SOCIAL E MULHERES NEGRAS

Mulheres negras aparecem pela primeira vez como uma categoria distinta no maior levantamento sobre investimento social privado feito no Brasil em 2021. Apontadas em diversas pesquisas nacionais como o grupo mais vulnerável entre os vulneráveis - na média, ganham menos, morrem mais assassinadas e são mais discriminadas no ambiente de trabalho - e finalmente, nos últimos anos, elas estão sendo vistas como público prioritário por parte de empresas, institutos e fundações que respondem anualmente ao Benchmarking do Investimento Social (Bisc), amplo diagnóstico dos aportes em ações sociais conduzido pela Comunitas, organização especializada em implementar parcerias entre os setores público e privado para investimento de impacto. Para acessar a matéria completa, clique aqui.
 

BRASIL FICA PARA TRÁS EM PRESENÇA FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO

Elas ocupam um número cada vez maior de cargos de comando em organismos internacionais, mas no Brasil, a participação feminina no mercado de trabalho ainda está aquém das potencialidades do país. Estamos na 25ª posição no ranking das nações com mais mulheres em postos de chefia. As desigualdades persistem, no entanto, avanços vão se consolidando, e alguns dos principais órgãos globais ligados à economia estão em mãos femininas, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Secretaria do Tesouro dos Estados Unidos, a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Banco Central Europeu (BCE), entre outros. No Brasil, a realidade é muito diferente. No governo federal, por exemplo, temos apenas três representantes em postos de liderança no setor econômico governamental. Para ler a matéria completa, basta acessar aqui.
 

TCU FISCALIZA OCORRÊNCIAS DE ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NOS ÓRGÃOS FEDERAIS

A violência de gênero no ambiente de trabalho pode ser caracterizada de diversas maneiras, sendo estas em sua maioria de cunho moral e sexual. A grande maioria das mulheres são impactadas diariamente por agressores do sexo masculino. No Tribunal de Contas da União (TCU), essa realidade também é latente, como demonstra o levantamento inédito sobre o assédio moral e sexual no âmbito de órgãos e entidades da administração pública federal. É a primeira vez que a Corte de Contas se debruça sobre esse assunto.O TCU incluirá em suas auditorias análises que mostram se órgãos públicos estão implementando mecanismos para prevenir o assédio sexual e punir eventuais agressores. A decisão vale também para auditorias já em andamento na corte. A ideia é que sejam também avaliados os instrumentos utilizados atualmente para combater o assédio moral na administração pública. Veja mais detalhes acessando a notícia completa aqui.
 

POR QUE PRECISAMOS DE MAIS MULHERES NOS ALTOS ESCALÕES DO SERVIÇO PÚBLICO?

O Mês da Mulher é uma ótima oportunidade para jogar luz sobre a presença feminina nos altos escalões do serviço público brasileiro. Basta dar uma rápida olhada no percentual de mulheres no país – 51,8% -, para perceber que a ausência delas em cargos de liderança na administração pública é mais gritante do que a presença propriamente dita. Os números falam por si. Apesar do maior envolvimento das mulheres em funções públicas de tomada de decisão, o caminho ainda é longo para alcançar a igualdade de gênero no Brasil. Os percentuais de representatividade feminina em cargos de liderança ainda estão aquém em outros cargos de gestão do setor público. Apesar de ter ocorrido um minúsculo crescimento no percentual de secretarias municipais nas 26 capitais – de 22% (em 2017) para 28% -, se olharmos para a outra ponta, podemos verificar que 72% dos homens ocupam cargos de primeiro escalão nas prefeituras. Para ler a matéria completa acesse aqui.
 

POLÍTICAS PARA LIDERANÇAS: UMA URGÊNCIA PARA O BRASIL

A adoção pelo setor público de políticas de formação e de seleção para ocupação de funções de liderança é mais do que uma boa prática. Ela é uma estratégia capaz de aperfeiçoar governos, de melhorar entregas à sociedade e aprimorar o ambiente de trabalho dos servidores e servidoras. Para contar um pouco mais sobre algumas das discussões em torno deste tema, convidamos o Fabrício Marques Santos, Presidente do CONSAD e membro do Movimento Pessoas à Frente, para escrever o artigo que pode ser acessado aqui.
 

Criado em janeiro de 2022, l’Institut National du Service Public - a INSP é o novo operador público francês de referência para a formação contínua de altos executivos e dirigentes de estado.

A Embaixada da França no Brasil disponibiliza bolsas para brasileiros que queiram participar nos Programas curtos internacionais (PIC) presenciais do INSP ao longo do ano. Infelizmente a Embaixada não oferece bolsas para os cursos à distância.

Os candidatos deverão ser funcionários públicos :

  • em cargos com responsabilidades;
  • ter pelo menos uma graduação;
  • três anos de experiência profissional;
  • domínio do idioma francês (ou inglês, caso o curso seja ministrado neste idioma).

Segue o link o catálogo de formação para 2022. https://lnkd.in/d-KemChf

 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais pessoas e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
 

CONHEÇA O MOVIMENTO PESSOAS À FRENTE

Você ainda não nos segue nas redes sociais? Somos um grupo suprapartidário que acredita na pluralidade e trabalha coletivamente para estabelecer um novo paradigma de gestão de pessoas no setor público. Nossa missão é desenhar estratégias que preparem gestoras e gestores públicos para o Brasil do futuro. Promovemos o diálogo, somamos visões e elaboramos propostas concretas para entregar à sociedade brasileira o que ela merece: políticas e serviços públicos efetivos. Conheça o Movimento Pessoas à Frente, siga-nos nas redes e assine nossa newsletter. Assim, você ficará sempre por dentro de nossas atividades.

Facebook
https://www.facebook.com/movimentopessoasafrente

Instagram
https://www.instagram.com/movimentopessoasafrente/

LinkedIn
https://www.linkedin.com/company/movimentopessoasafrente/

Assine a newsletter
https://movimentopessoasafrente.org.br/saiba-mais/
 
Assine a newsletter
 
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
 
 
 
 
 
Copyright © {{Current_Year}}.
Todos os direitos reservados.


Quer mudar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista.