Veja este e-mail em seu navegador

 
Olá, {{Recipient.FirstName}}

Os primeiros 100 dias do governo federal representam um marco simbólico importante, que oferece diversas possibilidades de análise. Nesta edição do nosso boletim, abordamos não apenas os movimentos desse governo, mas também vamos além disso. Discutimos as novas perspectivas para a igualdade racial trazidas pelo governo, um tema relevante para a transformação do setor público. Além de mantê-lo atualizado com as principais notícias relacionadas a esse assunto, apresentamos as novidades do nosso podcast, o "Diálogos em Movimento", e compartilhamos oportunidades imperdíveis para aqueles que estão sempre em busca de conhecimento. Convidamos você a conferir os detalhes a seguir e desejamos uma ótima leitura!


Avaliação: Decreto do governo federal por mais igualdade racial no setor público

O decreto que determina a ocupação mínima de 30% dos cargos e funções de confiança sejam ocupados por pessoas negras, anunciado pelo governo federal, foi tema da nossa colaboração para o canal My News. Quem nos representou foi Joice Toyota, co-fundadora e diretora executiva do Vetor Brasil e integrante do nosso Comitê de Governança. Assista ao trecho e compartilhe com sua rede.


O que o governo fez (e não fez) pela gestão pública em 100 dias

No artigo do Movimento Pessoas à Frente deste mês para o Nexo Jornal, Humberto Falcão Martins integrante do nosso Comitê de Governança e Professor da Fundação Dom Cabral e Simone Ramos - Especialista em Gestão e Administração Pública, integrante do Movimento Pessoas à Frente e da República.org, analisam os principais movimentos do governo nos primeiros 100 dias de gestão para a pauta de gestão de pessoas no setor público. O texto traz um balanço das nomeações e criações de ministérios positivos para a equidade de gênero e étnico-racial, e acena à perspectiva de transformação da gestão pública.

Com a ressalva de que nem todos os sinais indicam boas direções nesse começo, os especialistas comentam as decisões positivas para a gestão de pessoas. “Observa-se um esforço para resgatar as negociações com os servidores públicos e medidas para melhorar a eficiência da gestão do governo federal”, apontam. Leia mais aqui.


Quer ouvir mais sobre o assunto?

O 3º episódio do podcast “Diálogos em Movimento” traz uma conversa imperdível sobre os 100 dias de Governo. A apresentadora Amanda Moreira recebe dois especialistas em gestão pública para realizar a análise: André Luiz Marques, coordenador executivo do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper; e Patrícia Becker, diretora da Fundação Dom Cabral. Assista aqui ou ouça na sua plataforma de áudio preferida.


Transparência na Gestão Pública: Entendendo a Importância dos Dados

O 4º episódio do podcast Diálogos em Movimento também está no ar, desta vez para abordar a transparência de dados no setor público. Nossos convidados são Mirian Bittencourt, Gestora do Observatório de Pessoal e do Painel Estatístico de Pessoal do Governo Federal, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; e Matheus Nunes, coordenador na área de Conhecimento, Dados e Pesquisa na Fundação Lemann. Para saber mais sobre como a transparência de dados pode melhorar os serviços prestados à sociedade e construir políticas públicas mais efetivas, disponível  aqui curta e compartilhe.

Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público é lançada em Brasília

Foi lançada, dia 11 de abril, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público – Servir Brasil. Entre seus objetivos, o grupo pretende ampliar os diálogos no Parlamento, além de garantir uma agenda propositiva sobre o tema. Saiba mais.

Frente Antirracista também é lançada no Congresso

Outro lançamento deste mês foi a Frente Parlamentar Mista Antirracista, com a adesão de 111 deputados e 36 senadores. Durante o evento, os coordenadores ressaltaram a importância de propor políticas humanitárias e de avançar em pautas urgentes no Congresso Nacional. "Eu acho que ter o ministério de volta é um passo; ter uma frente antirracista é outro passo. Ao final desses quatro anos, teremos passos concretos para a nossa população", destacou a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Leia aqui.


Dados abertos: Observatório de Pessoal do Governo está no ar

Avanço significativo: Agora é possível acompanhar os dados da força de trabalho do governo federal no chamado Observatório de Pessoal. Com gráficos detalhados, a página oferece informações sobre nível dos cargos, gênero dos ocupantes, taxas de reposição, entre outros aspectos relacionados aos servidores. Acesse aqui.

Políticas de igualdade racial em 100 dias de governo

Em artigo para o UOL, a Ministra Anielle Franco e Roberta Eugênio, Secretária-Executiva do Ministério da Igualdade Racial, sinalizam os movimentos da área nos 100 dias do governo federal. O conteúdo cita o antropólogo Kabengele Munanga, referência nos estudos sobre o racismo, e os três caminhos que considera mais importantes para combater o preconceito racial: as leis, a educação antirracista e ações afirmativas. Leia na íntegra.


Administração Pública pela igualdade: um debate com Anielle Franco

Na próxima quinta-feira (04/05), às 14h, teremos um encontro especial com a ministra Anielle Franco sobre igualdade na administração pública. Na live, Tatiana Sandim, da Secretaria Executiva do Movimento Pessoas à Frente, apresentará propostas de incentivo à diversidade, em uma troca imperdível com a Ministra da Igualdade Racial; Derson Maiia, da Escola Nacional de Administração Pública e mediação de Murilo de O. Junior, da SBAP. A live é uma iniciativa da SBAP com o apoio do Movimento. Assista ao vivo pelo Canal TV SBAP.


Concurso autorizado: mais de 800 vagas para o MCTI

Em um marco positivo dos primeiros 100 dias do Governo Federal, anunciamos uma notícia muito aguardada: após anos sem abrir concursos, o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, autorizou, neste mês, a realização de um concurso público com 814 vagas para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A expectativa  para publicação do edital de abertura é de até seis meses. Saiba mais.


Bolsa de doutorado em liderança e cultura antirracista

A Cardiff Business School está com inscrições abertas para um doutorado com bolsa, com foco em liderança e cultura organizacional antirracista, no País de Gales. As inscrições vão até o dia 31 de maio e o início do curso será em outubro de 2023. Mais informações aqui.


Sessão temática de inovação do V ENEPCP recebe resumos até maio

O V Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas acontece em setembro de 2023, mas os interessados já podem submeter resumos. A sessão temática “Inovação em gestão de pessoas no setor público” recebe submissão de trabalhos até o dia 28 de maio por meio deste link.
 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais pessoas e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
Youtube
Youtube
Site
Site
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
Spotify
Podcast
Facebook
Facebook
 
 
Você esta recebendo esta mensagem porque se cadastrou em nosso mailling. Caso deseja sair acesse este link {{Unsubscribe}}