Veja este e-mail em seu navegador

 
Olá,

Sabemos que o tempo é um recurso valioso. E sabe qual é o aliado para economizar o seu? O visual. Com um layout mais dinâmico e atrativo, nossa Frente de Comunicação repaginou o boletim mensal. O nosso trabalho informativo de sempre agora chega até você de forma mais prática e otimizada. Neste novo formato, você pode conferir o tempo de leitura no cabeçalho e consumir as nossas pílulas de informação com mais rapidez, sem perder a qualidade.

Vamos ver?
 


Tem gente nova no Governo

Estamos muito felizes em contar que alguns integrantes da governança do Movimento agora ocupam cargos estratégicos no Governo do país. E por que isso é tão importante? Essas nomeações significam mais uma possibilidade de implementarmos a política que acreditamos, a valorização das pessoas no setor público.

E por falar em mudanças no Governo:

Sabemos que sem diversidade não existe transformação. Amanda Moreira, integrante da Secretaria Executiva do Movimento Pessoas à Frente, passou esse recado tão importante no painel do “Durma com Essa”, o podcast do Nexo Jornal, abordando a importância da equidade étnico-racial na gestão pública. Você não pode perder essa conversa. Para ouvir:
 


Já que o assunto é podcast com diversidade…

Pode anotar: o podcast Diálogos em Movimento terá uma segunda temporada em março. No mês do dia internacional da luta das mulheres, nosso debate de estreia terá o tema “Propostas para aumentar a diversidade de gênero no setor público”, com convidados especiais. Ficou com vontade de ouvir? Então aproveita para escutar a primeira temporada enquanto o mês que vem não chega. Clique aqui.



População preta ou parda soma 56%, mas só cerca de 1 a cada 7 secretários estaduais se declara negro. A reportagem completa da folha você confere, aqui.

Compreendendo a importância de diversificar as lideranças públicas para elevar a qualidade das políticas públicas, o Movimento Pessoas à Frente, com o suporte técnico da Mahin Consultoria Antirracista, criou em 2022 o Grupo de Trabalho de Equidade Étnico-racial (GT), com o objetivo de letrar e propor recomendações de políticas públicas para mitigar o impacto do racismo estrutural nas políticas para lideranças em governos. As recomendações serão lançadas em breve!

A nova reportagem da série “O Profissional Público do Futuro”, feita em parceria entre a Folha de S.Paulo e a República.org, aborda os modelos do serviço público ao redor do mundo, com um panorama das reformas em andamento. Com cases das contratações da França até as ações de diversidade na África do Sul, a matéria levanta a possibilidade de influência desses quadros no Brasil. Confira aqui.

A presença das mulheres aumentou nos governos estaduais e federal, mas ainda há um longo caminho para melhorar esse quadro. De acordo com o levantamento da Folha de S. Paulo, a divisão nos secretariados estaduais ainda é desigual: apenas 28% dos cargos de primeiro escalão serão ocupados por mulheres nos novos governos. Saiba mais.

A falta de profissionais de saúde para o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami é um dos principais desafios para a proteção da maior reserva indígena do país. Apenas uma das 19 vagas para médicos foi preenchida no último edital, de julho de 2022. A reportagem do Estado de S.Paulo detalha essa escassez, junto aos problemas enfrentados pela região, como a falta de recursos. Leia aqui.

Reestruturação salarial dos servidores, financiamento das entidades de classe do funcionalismo, a negociação coletiva e o direito de greve. Essas e outras pautas foram definidas como prioritárias para 2023 pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. Para saber mais sobre a reunião e as definições do grupo na Câmara, clique aqui.


Você já sabe: o nosso propósito é mudar o Brasil por meio das pessoas no setor público e da valorização de quem atua nele. Por isso, compartilhamos com você a iniciativa do governo do Rio Grande do Sul de reunir os cases de sucesso e experiências com a gestão de pessoas no serviço público do Estado. Os conteúdos estão na 20ª edição da revista Estudos de Planejamento, disponível aqui.


Para fechar, um material bem interessante para você pegar um café e ler com calma. O “Caderno de Pesquisa Ações Afirmativas e Burocracia Pública – Vinte Anos de Legislação” é dedicado ao estudo sobre ações afirmativas e burocracias públicas. Nesta edição, o material apresenta um panorama da legislação que rege as cotas raciais em concursos públicos no Brasil. Confira na íntegra.
 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais pessoas e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
Youtube
Youtube
Site
Site
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
Spotify
Podcast
Facebook
Facebook
 
 
Você esta recebendo esta mensagem porque se cadastrou em nosso mailling. Caso deseja sair acesse este link {{Unsubscribe}}