Veja este e-mail em seu navegador

 

Esteja à frente das novidades sobre políticas para lideranças no setor público

 
Olá, esperamos que esteja tudo bem com você.

Preparamos mais uma seleção especial com tudo que você precisa saber sobre gestão pública e lideranças no setor público. No boletim de setembro, selecionamos diálogos enriquecedores sobre temas como a renovação de líderes no país, propostas para o equilíbrio de gastos públicos e dados sobre o engajamento dos servidores. Em mais um artigo da nossa coluna mensal do Nexo Jornal, abordamos o sistema de controle e o desafio da segurança jurídica dos gestores. Contamos também os nossos movimentos para somar visões e promover políticas melhores, como a nossa participação na imersão em gestão pública realizada pelo Prêmio Espírito Público (PEP), no Chile. Por último e não menos importante, uma novidade feita para você: a partir do mês que vem teremos o nosso próprio podcast, o Diálogos em Movimento, com o primeiro episódio disponível em 10 de outubro. Boa leitura e até lá!

Um abraço!
 

MOVIMENTO ALÉM DAS FRONTEIRAS: CHEGAMOS AO CHILE

Nosso movimento atravessa fronteiras quando o assunto é a construção coletiva de serviços públicos cada vez melhores. Neste mês participamos da imersão em gestão pública promovida pelo Prêmio Espírito Público (PEP), diretamente do Chile. Nossos representantes no encontro foram os membros da secretaria executiva Letícia Biaggioni, Helena Wajnman Lima (integrante da Governança do MPàF e Diretora Executiva do República.org) e Diogo Lima. Durante uma semana, 30 servidores brasileiros de diferentes lugares participaram do ciclo de formação, que teve como palco principal o Servicio Civil, agência do governo Chileno fundada em 2003. Entre outros temas, os encontros abordaram o sistema de alta direção, desenvolvimento social, governo digital, meio ambiente e segurança pública. Quer saber mais sobre o Prêmio Espírito Público (PEP)? Acesse premioespiritopublico.org.br e fique por dentro dessa premiação dedicada à promoção de serviços públicos de qualidade.
 

10 ANOS DA LEI DE COTAS E O NOSSO GT DE DIVERSIDADE

No final de agosto, a Lei de Cotas Sociais e Raciais no acesso ao Ensino Superior completou 10 anos. E o sucesso dessa política pública, muito relevante para a garantia de uma maior diversidade, deve ser vista como inspiração para que esse movimento continue em frente. Por aqui, essa é uma pauta muito discutida, principalmente por meio do nosso GT de Equidade Étnico-Racial. Acreditamos que o serviço público deve ser diverso para que o desenvolvimento de projetos, pessoas e a curva de aprendizado sejam maiores. É por isso que o Movimento Pessoas à Frente está fazendo um letramento com a Mahin Consultoria antirracista, uma organização focada em formar lideranças com compromisso em equidade racial. Ao final de todo processo, iremos construir um documento de recomendações para que os governos possam promover equidade étnico-racial com foco em lideranças e gestão de pessoas no setor público.
 

NOVIDADE: AGORA TEREMOS O NOSSO PRÓPRIO PODCAST!

Sempre tem espaço para aquele podcast em meio a rotinas cada vez mais corridas, por isso criamos um especialmente para você, que tem interesse em qualificar ainda mais o debate sobre lideranças e gestão de pessoas no setor público. No dia 10 de outubro, quinta-feira, vai ao ar o primeiro episódio do podcast Diálogos em Movimento. Quem conduz o podcast é João Pedro Caleiro, pesquisador na Universidade de Oxford, formado em Relações Internacionais pela USP e com uma bagagem de dez anos na Revista Exame, onde foi editor de Economia e Brasil. Gostou da novidade? Então fique atento (a) porque os conteúdos serão quinzenais. Basta acompanhar pela sua plataforma preferida de áudio ou em nosso canal do Youtube. Inscreva-se e não perca.
 

COLUNA DO MOVIMENTO NO NEXO: REFORÇAR A SEGURANÇA JURÍDICA É DESAFIO ESSENCIAL

“A inércia, a aversão ao risco e a piora nas decisões administrativas têm, tanto quanto a desonestidade, efeitos severos sobre as políticas públicas. Ter consciência disso é o primeiro passo para pensar reformas que aprimorem nossos controles públicos”. Em nosso segundo artigo da coluna mensal do Movimento no Nexo Jornal, nossos integrantes da governança Carlos Ari Sundfeld e Vera Monteiro trazem reflexões importantes sobre o sistema de controle na gestão pública. Professores de Direito da FGV SP, os dois apontam prejuízos causados quando o foco dos controladores está em penalidades administrativas e no aumento da burocracia. Sem ignorar a importância do sistema de controle, os especialistas mostram a necessidade de uma evolução, que tem como desafio aumentar a segurança jurídica dos gestores. Saiba mais sobre esse tema fundamental para uma gestão eficiente. Acesse o artigo aqui.
 

ENGAJAMENTO ALÉM DAS REDES

A palavra engajamento se tornou popular com as redes sociais, mas o tema reflete, em primeiro lugar, outro grande desafio do setor público: servidores públicos engajados no trabalho são fundamentais para um bom desempenho governamental. A questão é tão importante que norteou o Projeto Engajamento de Servidores Públicos no Trabalho, desenvolvido pelos laboratórios de inovação do governo federal Gnova/Enap e LA-BORA! gov. O relatório da iniciativa descreve as etapas e atividades realizadas, assim como os resultados e aprendizados alcançados. Confira aqui o arquivo completo.
 

F5 NA GERAÇÃO DE LÍDERES

Quando uma página da internet não funciona, a tecla F5 está sempre pronta para atualizar os elementos em frações de segundos. Mas quando o assunto é construção de lideranças no Brasil, sabemos que não há atalhos: a renovação necessária para criar líderes inspiradores requer um trabalho ativo de valorização de pessoas dentro e fora dos governos. Esse é um dos compromissos que guiam o Movimento Pessoas à Frente. No artigo de Paulo Hunting para o site A Gazeta, o ex-governador do Espírito Santo opina que o país “enfrenta um deserto” quanto ao surgimento de líderes que pautem o novo. Acesse aqui o artigo e entenda melhor esse cenário que trabalhamos diariamente para transformar.
 

POR QUE A CONTA NÃO FECHA?

O equilíbrio dos gastos é um desafio conhecido quando o assunto é gestão pública. E para traçar um caminho capaz de fechar essa conta, o diálogo é fundamental para somar visões em uma construção coletiva, como instituímos em nosso propósito. Quer ver um exemplo? As contribuições de Humberto Falcão, integrante da nossa governança, para a matéria da Gazeta do Povo sobre o tema refletem uma prática com a qual ele já contribui por aqui: a construção de propostas para implementar a gestão do desempenho e o desenvolvimento de lideranças no setor público. Clique aqui e leia a notícia na íntegra.
 

FALE COM A GENTE

Você ou algum conhecido seu trabalha com algo relacionado à gestão de pessoas no setor público? Sabe da existência de uma ou mais organizações cuja missão se assemelhe à do Movimento Pessoas à Frente, ainda que atuem apenas no setor privado? Se a resposta para essas perguntas é “sim”, por favor, entre em contato com a gente. Queremos conhecer cada vez mais pessoas e entidades interessadas pelo tema Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que trabalham em campos como Produção de Conhecimento, Comunicação e Capacitação.
 
Envie uma mensagem
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
LinkedIn
LinkedIn
 
 
 
 
 
Copyright © {{Current_Year}}.
Todos os direitos reservados.


Quer mudar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista.