Veja este email no seu navegador
Março, 2024
tempo de leitura: 6 minutos

Mais mulheres líderes no setor público

 

 
O mês de março é marcado pela luta dos direitos das mulheres pelo mundo e é mais uma oportunidade de trazermos para o debate público os desafios encontrados por elas em todas as estruturas e espaços da sociedade. 

Temas importantes merecem destaque como a necessidade de alcançar a equidade de gênero no setor público, principalmente para os cargos de liderança e de tomada de decisão. Quais os caminhos para garantir oportunidades justas e capazes de combater desigualdades e preconceitos de gênero no funcionalismo público?

É por isso que no boletim deste mês, preparamos uma edição especial para contribuir com a reflexão e o debate em torno da prioridade sobre a valorização e ascensão das mulheres na administração pública no Brasil.

Boa leitura!


Atenciosamente,

 
 
Encontro Latino-Americano debate Igualdade de Gênero na Administração Pública



Do dia 18 a 20 de março, participamos do Encontro Latino-Americano debate Igualdade de Gênero na Administração Pública, em Brasília, organizado pela ENAP, MGI, CLAD, CAF e ONU Mulheres. O evento possibilitou a valiosa troca de experiências e práticas bem sucedidas nos países da América Latina sobre paridade de gênero e o desenvolvimento profissional de servidoras na administração pública. 
Representando o Movimento, estiveram presentes a diretora executiva, Jessika Moreira; a coordenadora de Articulação e Rede, Luana Dratovsky e a analista de advocacy, Ana Luísa Alvarenga. Confira mais no site da ENAP.

 
Gestão estratégica para potencializar lideranças diversas


Participamos, no dia 07, do “Redes Que Transformam”, evento da Motriz realizado em Campinas (SP), que reuniu gestores públicos de diferentes áreas das cinco regiões do Brasil engajados a realizar grandes transformações no setor público. Simone Queiroz, representante da nossa frente de advocacy e mobilização, participou da mesa sobre “Gestão estratégica para potencializar lideranças diversas", onde destacou a Lei de Cotas como um instrumento importante para a diversidade de gênero e étnico-racial no serviço público. Confira um pouco da participação da Simone aqui.
 
A desigualdade na ascensão de mulheres no setor público

Em nosso artigo de março na coluna do Nexo Jornal, trazemos o debate sobre a importância de: “persistir na construção de políticas promotoras da equidade, apoiadas pela vontade de lideranças que reconheçam e abordem a organização social do cuidado como um problema público prioritário." O artigo é assinado por Ana Diniz, pesquisadora e professora do Insper; e Jessika Moreira, diretora executiva do Movimento. Confira aqui
 
A transparência de dados no setor público pode gerar transformações públicas?


 
Em nossa 3ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Transparência de Dados de Gestão de Pessoas no Setor Público, realizada no dia 28/02, contamos com a palestra de Mirian Bittencourt, gestora do Observatório de Pessoal e Painel Estatístico de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e coordenadora do nosso GT. Mirian apresentou o Observatório de Pessoal e ressaltou a importância e os desafios da transparência de dados em gestão de pessoas para a Administração Pública.
 

Brasil tem a Câmara dos Deputados mais desigual em gênero da América do Sul

O Brasil tem a Câmara dos Deputados com a maior desigualdade de gênero da América do Sul. Atualmente, apenas 17,5% das vagas são ocupadas por mulheres, menos da metade da proporção registrada na Argentina, Bolívia e Equador, segundo a União Interparlamentar (IPU). Confira a matéria completa aqui.

A participação das mulheres no Concurso Público Nacional Unificado

André Gambier Campos, coordenador da área de educação e membro da Comissão de Governança e do Grupo de Monitoramento e Avaliação do Concurso Público Nacional Unificado, no Ipea, e Maria Aparecida Chagas, diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Gestão, integrante do Grupo Técnico Operacional Executivo do Concurso Nacional Unificado, publicaram um artigo no Jota sobre as chances que este Concurso tem de promover uma administração pública mais inclusiva e democrática, confira aqui.

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca por equidade racial

Maria Alice Setubal (Neca), socióloga e presidenta do Conselho da Fundação Tide Setubal, publicou um artigo na Folha de SP trazendo o debate sobre a importância de se estabelecer metas para garantir pessoas negras no setor público, e para que possam permanecer e ascender. Confira o artigo aqui

 

Submissão de trabalho para o  XIII Congresso de CONSAD de Gestão Pública até 15/04

O Congresso Consad de Administração Pública deste ano irá explorar amplas possibilidades para inovação e modernização da administração pública estadual. A submissão de trabalho deve ser realizada exclusivamente pelo sistema, saiba mais e inscreva-se aqui

Vem aí o XI Encontro Brasileiro de Administração Pública

A Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) convida para o XI EBAP, que terá como tema o Desenvolvimento Sustentável na Administração Pública. A apresentação de trabalhos virtuais será nos dias 22 e 23 de maio e o evento presencial acontece em Brasília, de 27 a 29 de maio. Saiba mais e inscreva-se aqui.

Faça parte do nosso canal no WhatsApp


 

Quer receber nossos boletins, notícias e estudos em primeira mão? Abrimos um canal exclusivo para nossa rede de membros no WhatsApp. Para se inscrever, clique aqui

Você esta recebendo esta mensagem porque se cadastrou em nosso mailling. Caso deseja sair acesse este link
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista..