Veja este email no seu navegador
Julho, 2024
tempo de leitura: 6 minutos


 

No mês de julho trabalhamos pautas preciosas para o Movimento Pessoas à Frente. Participamos de encontros de nível nacional e internacional, como o States of the Future, evento paralelo ao G20 Brasil 2024. Lançamos duas publicações o "Balanço sobre a alteração da Lei de Improbidade Administrativa (LIA)" e o “Guia de recomendações de gestão de pessoas para lideranças municipais” e também realizamos duas oficinas do nosso Grupo de Trabalho (GT) Mulheres no Serviço Público. Confira essas e outras novidades neste boletim. Boa leitura! ✨
 
Movimento Pessoas à Frente participa de evento paralelo ao G20 Brasil 2024


Participamos do States of the Future (24 e 25/07), evento paralelo ao G20 Brasil 2024 que busca discutir um modelo de Estado para desenvolvimento sustentável e socialmente justo. Na ocasião, debatemos nas mesas de diálogo "Transformação Digital: Inovações e Desafios", "​​Futuro do trabalho no serviço público", "Diversidade e Inclusão para o Verdadeiro Desenvolvimento" e "Futuro do Estado e da Democracia". Destacamos a relevância da gestão de pessoas no serviço público, o papel transformador das lideranças, a importância da transparência de dados de gestão de pessoas e da equidade de gênero e raça para construção de um Estado representativo e inovador.

O evento, realizado pelo Ministério da Gestão e Inovação e Serviços (MGI), ocorreu no Rio de Janeiro e contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Open Society Foundations, da Maranta e da República.org.

Cerimônia Prêmio Espírito Público 🏆


Em uma noite memorável, o Prêmio Espírito Público (24/07), o maior prêmio de valorização e reconhecimento do servidor público brasileiro, condecorou 7 projetos que mais impactaram o Brasil nas categorias: Saúde, Gestão e Planejamento, Educação, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Social, Promoção e Prevenção de Saúde Mental de Adolescentes, e Meio Ambiente e Emergência Climática. O Prêmio Espírito Público é um projeto da Parceria Vamos – formada pela Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org – com o suporte de instituições que acreditam no poder transformador do serviço público para sociedade. Conheça os projetos vencedores da 6ª Edição aqui.
 
Embaixadoras do Grupo de Trabalho Mulheres no Serviço Público ✨


Pela primeira vez, instituímos a modalidade de Embaixadoras, assim, nosso GT conta com pesquisadoras, ativistas e articuladoras  especialistas de diferentes temáticas. A facilitação é feita pela MIRÁ | Design de Organizações e a sistematização do conteúdo pela Gema Consultoria em Equidade.

Realizamos 2 encontros do Grupo de Trabalho de Mulheres no Serviço Público neste mês! No 1º Encontro (04/07) debatemos “Quem são as mulheres no serviço público brasileiro?” com Gabriela Lotta (Fundação Getúlio Vargas) e Clara Marinho (Ministério do Planejamento e Orçamento), embaixadoras do GT, apresentaram as perspectivas da subrepresentação de mulheres, principalmente de mulheres negras em posições de decisão no serviço público; como as mulheres se concentram em profissões de cuidado; onde estão os menores salários e os cargos mais precarizados e a importância de se democratizar o serviço público.

 
 
Mulheres negras e o teto de concreto


A 2ª oficina do GT (18/07) debateu o tema “Mulheres negras e o teto de concreto” com a participação das embaixadoras Luana Pinheiro (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Ellen da Silva (Mahin Consultoria Antirracista). O encontro teve como objetivo debater sobre o conceito de interseccionalidade e o teto de concreto que impede que as mulheres negras assumam posições de poder e refletir sobre caminhos possíveis para mudança desse cenário. 

Estudo inédito no ar: Balanço sobre a alteração da Lei de Improbidade Administrativa (LIA)

A partir de análise da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário e do Conselho Nacional de Justiça, no mês de julho, lançamos o estudo "Balanço sobre a alteração da Lei de Improbidade Administrativa (LIA)", que busca quantificar o impacto da alteração na Lei aprovada em 2021. O balanço revisita indicadores e mostra que o número de novas ações de improbidade administrativa que chegam ao judiciário sofreu uma queda de 42% entre 2021 e 2023, período sob incidência da Lei nº 14.230/2021. Em 2022, a diminuição registrada foi de 36%.

O estudo é de autoria de Fernanda Rocha, advogada formada pela USP; Vera Monteiro, advogada e professora de Direito Administrativo da FGV-Direito SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público; e Luis Pedro Polesi de Castro, cientista social e doutorando em Ciência Política pela USP. Saiba mais em nosso site e confira o documento completo. Vera Monteiro, integrante do Movimento Pessoas à Frente, concedeu uma série de entrevistas sobre o estudo, com destaque para a Rádio Eldorado, para a Jovem Pan News e para o Estadão, que produziu uma matéria sobre o Balanço para a versão impressa do jornal. O JOTA também destacou o estudo.


Guia de gestão de pessoas para lideranças municipais📚

Em ano de eleições municipais, convidamos a administração pública a refletir sobre a gestão de pessoas na esfera municipal, que representa 60% dos 11,35 milhões de servidores públicos do país. O “Guia de gestão de pessoas para lideranças municipais” é voltado para futuros prefeitos e prefeitas, lideranças e gestores municipais, atores responsáveis pela execução da administração pública local e pela priorização dessa agenda nos instrumentos de planejamento de gestão. O guia aborda temas essenciais para o debate com recomendações de boas práticas nas áreas: gestão de lideranças, gestão de carreiras, equidade étnico-racial e de gênero, contratações temporárias, transparência de dados de gestão de pessoas e gestão de desempenho e desenvolvimento. 

Cibele Franzese, integrante do Movimento e professora da área de gestão pública da Fundação Getulio Vargas (FGV), concedeu entrevista para o Nexo Jornal sobre o cenário atual que coloca a gestão de pessoas como um desafio central para os candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024. Confira o documento completo e o sumário executivo, organizado por Eduardo Couto, da frente de conhecimento do Movimento Pessoas à Frente.

Convite para o debate: Diagnósticos e Desafios sobre Controle e Gestão Pública, na FGV/SP

O Movimento Pessoas à Frente, em parceria com a Fundação Tide Setubal, convida para debater os Diagnósticos e Desafios sobre o Controle e Gestão Pública. O evento acontecerá de forma presencial no dia 16 de agosto, das 14h até às 17h30, na sede da FGV Direito em São Paulo (R. Dr. Plínio Barreto, 365 - Bela Vista, SP). Na ocasião, teremos três mesas de debate que se alinham aos lançamentos do livro “A Batalha entre Controle e Políticas Públicas”, e dos estudos "Balanço sobre a alteração da Lei de Improbidade Administrativa" e “Efeitos da dinâmica do controle para servidores e para políticas públicas de áreas-fim". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário, aproveite!


1º Seminário de People Analytics do Setor Público 


 

Convidamos para o 1º Seminário de People Analytics no Setor Público, que será realizado dia 13 de agosto, das 9h às 16h, no auditório da Enap. O evento é organizado pela Enap em parceria com o MGI, e apoio do Movimento Pessoas à Frente, a Minder People Analytics e a Fundação Lemann. Inscreva-se até dia 9 de agosto e participe!
 

III Encontro Anual do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper

Participe do III Encontro Anual do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper. A diretora executiva do Movimento Pessoas à Frente, Jessika Moreira, mediará o painel “Desafios do Setor Público na América Latina”, com participação de Betânia Lemos, Presidenta da Enap, Ana Diniz, pesquisadora e professora do Insper, e Camila Rodrigues, Diretora Técnica Administrativa do Governo de São Paulo. O evento acontecerá no dia 09/08, no Insper. Saiba mais e inscreva-se aqui.

✍🏽A gestão de pessoas no serviço público precisa ser tema nas eleições municipais

Em nosso artigo deste mês na coluna do Nexo Jornal, debatemos sobre a oportunidade que temos, a cada quatro anos, de refletir e eleger os responsáveis por garantir a qualidade da entrega dos serviços públicos municipais. A partir do primeiro dia de mandato, as lideranças eleitas para cargos de prefeitura e vereança precisarão coordenar um grande efetivo de pessoas para transformar as promessas eleitorais em melhorias concretas nos serviços oferecidos aos cidadãos. Para isso, dependerão de outros atores pouco evidenciados no debate: os servidores públicos. Confira o artigo assinado por Eduardo Couto, mestre em Ciência Política pela UFSCar e analista de conhecimento do Movimento Pessoas à Frente e Glaucio Neves, sócio da Macroplan Consultoria & Estratégia, mestrando em Economia da Estratégia no Insper/SP.


Desigualdade de gênero no executivo federal

O Nexo Jornal produziu uma matéria especial com infográficos a partir do levantamento que fizemos sobre a distribuição dos cargos de liderança no Executivo Federal, por gênero e cor/raça. Confira aqui

Mapa de Gestão de Lideranças

Conheça o Mapa de Gestão de Lideranças (MGL), organizado pelo Núcleo de Pessoas no Setor Público do Insper, iniciativa inovadora que identifica boas práticas de gestão de pessoas no alto escalão dos governos estaduais. O Mapa é resultado de pesquisa conduzida em 57 secretarias, abrangendo todos os estados do Brasil, desenvolvido em colaboração com organizações do terceiro setor, representadas pela Parceria Vamos - formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, e com o apoio de especialistas e consultores da área de gestão de pessoas e liderança no setor público. Confira como foi aqui


Canal com conteúdos para a elaboração de planos de governos

A Rede Juntos lançou um canal destinado a pré-candidatos à prefeitura e suas equipes para apoiá-los com a elaboração dos planos de governo eficazes e bem estruturados que estejam de acordo com as necessidades e realidade do município. O nosso Guia de Gestão de Pessoas para Lideranças Municipais é um dos materiais disponíveis na plataforma. Lembrando que o prazo para a entrega dos planos de governo é até dia 06/08, então, não perca tempo! Confira aqui

Já conferiu a 4ª temporada do Podcast Diálogos em Movimento?

Com apresentação da Tatiana Sandim, a 4ª temporada do podcast Diálogos em Movimento contou com 6 episódios e 12 especialistas que debateram sobre os temas que vão do Concurso Nacional Unificado (CPNU), ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do Governo Federal, perpassando por Cotas Raciais, Equidade e Assédio no Serviço Público, sempre com o destaque para a Gestão de Pessoas como tema central. Confira os episódios em nosso canal do Youtube, também em vídeo, ou na sua plataforma de áudio favorita

Você esta recebendo esta mensagem porque se cadastrou em nosso mailling. Caso deseja sair acesse este link
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista..