Veja este email no seu navegador
Abril, 2024
tempo de leitura: 6 minutos

De olho no Congresso

   
Temas importantes estiveram em pauta no Congresso Nacional neste mês: Lei de Cotas no Serviço Público e Quinquênios; e nós acompanhamos de perto. No boletim deste mês, preparamos uma edição especial com as contribuições do Movimento Pessoas à Frente para o debate público destas e de outras pautas importantes para a administração pública no Brasil.

Boa leitura!


Atenciosamente,

 
 
#CotasNoSetorPúblico



A continuidade e o aprimoramento da Lei de Cotas no Serviço Público (PL 1958/21) é uma chance histórica e urgente de garantir direitos já conquistados e avançar na construção de um serviço público mais justo, democrático e apto para oferecer melhores serviços à população. Na última terça-feira (23/04), estivemos em Brasília, representados por Ana Luísa Alvarenga da nossa frente de advocacy, para participar da reunião sobre as estratégias para aprovação do PL com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e outras entidades representativas do setor público e terceiro setor. 

O Projeto foi aprovado na reunião deliberativa da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na quarta-feira (24/04). O atual texto mantém o aumento dos percentuais de cotas para pessoas negras de 20% para 30%, contempla os povos indígenas e quilombolas e estende a política por mais 10 anos, possibilitando mais equidade étnico-racial na administração pública federal. 

Confira o artigo “Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?”, publicado na Folha de SP pelo advogado e professor de Direito Internacional e Direitos Humanos na FGV Direito SP, Thiago Amparo, com dados do Movimento. 

E, o artigo “O sistema de cotas no serviço público deve ser ampliado? SIM”, da diretora-executiva do Movimento Pessoas à Frente, Jessika Moreira, publicado na Folha de SP, e o artigo “Lei de cotas no serviço público: aprimorar para avançar”, publicado no Correio Braziliense.

O Movimento Pessoas à Frente também se posicionou. Confira a repercussão no Jota e Correio Braziliense.

 
#PECdosQuinquênios

A PEC 10/2023 (PEC dos quinquênios) foi aprovada na CCJ do Senado por 18 votos a 7 no dia 17/04 e segue para ser votada no plenário da casa antes de seguir para a Câmara dos Deputados. Confira o posicionamento “Pelo fim dos privilégios e pela qualidade do serviço público!", que assinamos contra a aprovação desta PEC em conjunto com o Centro de Liderança Pública (CLP), o Unidos Pelo Brasil (UPB) e o Movimento Profissão Docente. 

Recomendamos a leitura da nota técnica do CLP, intitulada “PL dos Supersalários pode poupar R$ 3,8 bi dos cofres públicos” e o podcast O Assunto, sobre o peso do Judiciário no funcionalismo, com participação da Gabriela Lotta, pesquisadora e professora de Administração Pública e Governo da FGV-SP.

 
#TransparênciaDeDados


No início deste mês (02/04), realizamos o 4º encontro do nosso Grupo de Trabalho sobre Transparência de Dados de Gestão de Pessoas no Setor Público. Foram debatidos os desafios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da Lei de Acesso à Informação (LAI) quando tratamos de dados pessoais e quais diretrizes para coleta e disponibilização desses dados. O encontro foi realizado em formato "roda-viva" e contou com as convidadas Vera Monteiro, professora de Direito Administrativo da FGV e Mariana Zonari, advogada e gestora do escritório Opice Blum. Saiba mais aqui

Já no nosso artigo deste mês para o Nexo Jornal, trouxemos o debate sobre os desafios sobre dados de gestão de pessoas no setor público com a assinatura de José Macedo, pesquisador e coordenador do Insight Data Science Lab, e João Paulo Mota, diretor do Instituto Publix. Confira o texto aqui.

 
Participação no Consad Express

Participamos do Consad Express Bahia - 128º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração nos dias 18 e 19 de maio. O evento contou com palestras, painéis e grupos de trabalho temáticos para debater o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil, conhecer soluções inovadoras para a administração dos estados e trocar experiências com secretários de Administração de todos os 26 estados e do Distrito Federal. Na foto, da esquerda para direita: Felipe Drumond, consultor em Gestão de Pessoas e gerente no Elogroup; Iracema Keila Castelo Branco, integrante do Movimento Pessoas à Frente; Jessika Moreira, diretora executiva do Movimento; Glaucia Macedo, gerente geral programática no Instituto Humanize e Ana Pessanha, analista de projetos no Republica.org.
 

Apenas 6,7% dos servidores públicos federais são da Geração Z

Jovens da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, podem levar ao setor público um olhar mais apurado para pautas como tecnologia, comunicação e políticas públicas para a diversidade, embora sejam minoria entre os servidores. A matéria da Folha de SP contou com a participação de Fernando Coelho, professor de administração pública da USP, confira aqui.
 

Representatividade de mulheres no parlamento brasileiro é a segunda menor do G20

Com 14,81% o Brasil está apenas acima do Japão (com 9,68%) em representatividade feminina nos assentos dos parlamentos nacionais. Confira a matéria do jornal O Globo sobre desigualdade de gênero no Legislativo brasileiro, com dados do IBGE, aqui

Diagnóstico institucional do serviço público na América Latina: Brasil (2024)

O Estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vê melhora no serviço público brasileiro, em comparação com os dados anteriores de 2014. O país melhorou em quatro das cinco categorias avaliadas, sem apresentação de piora. O relatório reforça as desigualdades persistentes, como a salarial em termos de gênero e raça. Confira o estudo aqui.

 

Convite: Café com Movimento com a FDC: Capacidade Institucional dos Governos

 

Participe da próxima edição do Café com Movimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), que irá debater sobre a Capacidade Institucional dos Governos com grandes especialistas. O evento acontecerá presencialmente no dia 08 de maio, a partir das 18h30 na Fundação Dom Cabral em Nova Lima-MG. Contaremos com transmissão ao vivo pelo nosso  canal do Youtube. Mais informações sobre como participar aqui
 

Formação para Mulheres: Igualdade de Decisão e Poder para as Mulheres

Os Ministérios das Mulheres (MM), da Igualdade Racial (MIR) e dos Povos Indígenas (MPI) lançaram o edital ‘Formação para Mulheres: Igualdade de Decisão e Poder para as Mulheres’. Com o objetivo de selecionar e apoiar projetos de formação de liderança para mulheres em seus territórios, contribuindo para a superação da sub-representação nos espaços públicos e o enfrentamento à violência política. O prazo de inscrição vai até 30/04 e as propostas devem ser enviadas por meio da Plataforma Transferegov. Saiba mais aqui.
 

XI Encontro Brasileiro de Administração Pública

A Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), com apoio da Fundação Lemann, convidam para o edital de apoio à participação no  XI EBAP, que terá como tema o Desenvolvimento Sustentável na Administração Pública. Serão 100 vagas para estudantes, egressos e práticos. A apresentação de trabalhos virtuais será nos dias 22 e 23 de maio e o evento presencial acontecerá de 27 a 29 de maio, em Brasília. Confira o edital e inscreva-se aqui até o dia 05/05.

Nova temporada do Podcast Diálogos em Movimento

A 4ª temporada do podcast Diálogos em Movimento já tem data de estreia!! No dia 02/05, lançaremos mais uma temporada com temas atuais e convidados especialistas trazendo muitas novidades e experiências para avançarmos na direção de uma melhor administração pública para o Brasil! Inscreva-se na sua plataforma de áudio preferida ou em nosso canal do Youtube. Confira!


Faça parte do nosso canal no WhatsApp

Quer receber nossos boletins, notícias e estudos em primeira mão? Abrimos um canal exclusivo para nossa rede de membros no WhatsApp. Para se inscrever, clique aqui

Você esta recebendo esta mensagem porque se cadastrou em nosso mailling. Caso deseja sair acesse este link
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura desta lista..